Tocando Agora: ...

Artigo: Barjas Negri - Cinco anos da nova UPA da Vila Cristina e Jaraguá

Publicada em: 20/05/2025 15:11 - Artigos

Cinco anos da nova UPA da Vila Cristina e Jaraguá

 

Barjas Negri

 

 A nova UPA (Unidade de Pronto Atendimentoda Vila Cristina e Jaraguá foi oficialmente entregue em 15 de maio de 2020, durante a pandemia da Covid-19. Por conta dos protocolos sanitários vigentes à época, que recomendavam evitar aglomerações, a cerimônia de inauguração não contou com a participação da população, para prevenir eventuais contágios.

Localizada na Avenida Dona Anésia, na região do Jaraguá, a unidade está bem posicionada, próxima das avenidas Raposo Tavares e Antonio Mendes de Barros, o que facilita o deslocamento dos usuários das regiões da Paulista, Jaraguá, Pauliceia, Vila Cristina, São Jorge, Novo Horizonte, Monte Líbano, Jardim Planalto, entre outras. A nova UPA substituiu a antiga unidade da Vila Cristina, que funcionou por mais de duas décadas na Avenida Raposo Tavares, atendendo a população regional.

Sua construção foi viabilizada com recursos do Ministério da Saúde, complementados por verbas municipais, por meio da articulação de dois ex-ministros da Saúde — José Serra e Barjas Negri — e do ministro da Saúde em exercício na época, Ricardo Barros. A obra foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.

A nova UPA possui cerca de 2.500 m² de área construída, com 52 leitos, sendo 15 destinados a homens, 15 a mulheres, 15 a crianças, e sete para UTI e observações. Sua operação foi iniciada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, sob coordenação do secretário Pedro Mello. A unidade tem capacidade para realizar pelo menos 160 mil atendimentos médicos de urgência e emergência por ano — aproximadamente 13,3 mil por mês.

Enquanto esteve sob a administração direta de profissionais da própria Secretaria Municipal de Saúde, a UPA funcionou bem, assim como a antiga unidade. No entanto, recentemente, a Prefeitura e a Secretaria optaram por terceirizar, de forma abrupta, sua administração. Essa mudança causou impactos negativos e gerou problemas no atendimento à população.

Vale lembrar que a nova UPA foi construída para ser referência no atendimento de urgência e emergência do SUS (Sistema Único de Saúde), beneficiando uma parcela significativa da população piracicabana. Por isso, é essencial que seus pontos fracos sejam analisados, corrigidos e que seu atendimento seja aprimorado e ampliado.

A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de profissionais qualificados e experientes, capazes de colaborar para o aprimoramento da unidade e garantir serviços de saúde de qualidade, como a população merece.

Quando uma unidade de saúde começa a figurar nas páginas dos jornais por falhas no atendimento, isso é um sinal de alerta. Cabe ao setor público agir prontamente. Afinal, a UPA foi planejada para oferecer um serviço ampliado e eficiente — e isso só é possível com planejamento, trabalho e alocação adequada de recursos.

Com cinco anos de funcionamento, a UPA da Vila Cristina e Jaraguá já possui história e estrutura suficientes para merecer uma comemoração. No entanto, mais do que celebrar, é preciso corrigir e aprimorar o que for necessário, com foco no que realmente importa: o cuidado com a saúde da população.

Durante muito tempo, a unidade foi bem administrada e operava com eficiência, graças ao trabalho comprometido de seus profissionais técnicos e da área da saúde. É fundamental resgatar esse padrão de excelência para que a população continue contando com um serviço público digno e de qualidade.

 

Barjas Negri foi ministro da Saúde e prefeito de Piracicaba por três gestões

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...