Tocando Agora: ...

Brasil conquista ouro inédito no conjunto geral da Copa do Mundo de ginástica rítmica em Portugal

Publicada em: 11/05/2025 08:24 - Esportes

Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

Foto Crédito: CBG

 

O sábado, 10 de maio foi de conquista para a Ginástica Rítmica do Brasil, na Copa do Mundo, em Portimão.

A equipe de conjunto no geral da Seleção Brasileira composta por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Barbara Galvão, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves e Ana Luiza Franceschi ao som de "Evidências", conquistaram a medalha de ouro, ao alcançar o total de 51.350 pontos.

O título inédito para o Brasil coroa a campanha positiva que a ginástica rítmica do país tem mostrado nos últimos anos, por se tratar do primeiro ouro na disciplina olímpica. O conjunto geral conta como somatório das notas de duas rotinas: a de um aparelho só e a mista - disputada com três bolas e dois arcos neste ciclo olímpico.

Como resultado, o Brasil superou o conjunto da Espanha, com 48.050 pontos, e da França, com 41.700, que ficaram com a prata e o bronze, respectivamente. A nota da apresentação deste sábado foi composta por 5.50 e 7.10 pontos de dificuldades de corpo e aparelho, somadas a 7.300 de nota artística e 6.250 pela execução.

Destacar a Piracicabana Nicole Pircio que iniciou sua jornada esportiva aos 10 anos de idade, inspirada pelas competições de ginástica rítmica que assistia pela TV.

A sua entrada na modalidade aconteceu por meio do PDB (Programa Desporto de Base) da Prefeitura de Piracicaba, mantido pela Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), quando consolidou seu amor pelo esporte e aprendeu os fundamentos da modalidade.

Com determinação e talento, aos 15 anos, em 2017, Nicole ingressou na Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, passando por um período de avaliação antes de ser oficialmente convocada pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica).

A sua estreia internacional aconteceu durante a Copa do Mundo em 2018, em Guadalajara, na Espanha, quando registrou seu nome como a primeira piracicabana a alcançar tamanha façanha nesta modalidade.

Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, Nicole foi além e conquistou uma das vagas para integrar a equipe brasileira de ginástica rítmica e contribuir para uma valiosa participação que colocou o Brasil em 12º lugar na competição.

Posteriormente, no Campeonato Pan-Americano de Ginástica, de 2022, no Rio de Janeiro, Nicole fortaleceu sua posição como atleta de destaque ao contribuir para as conquistas das medalhas de ouro e prata com a equipe brasileira.

Na temporada 2023, a piracicabana continuou a brilhar com a seleção brasileira na Copa do Mundo de Ginástica Rítmica, na Romênia, e no Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica em Valência, na Espanha, garantindo outras medalhas e também participando dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...