Da Redação
Foto: WTT
No domingo, 20 de abril vai ficar para a história do Tênis de Mesa, brasileiro. Hugo Calderano, número 5 do mundo, derrotou o chinês Lin Shidong, atual líder do ranking, conquistando o título inédito da Copa do Mundo.
Com menos de uma hora de jogo, Hugo venceu de virada por 4 a 1, com parciais de 6/11, 11/7, 11/9, 11/4 e 11/5. Único atleta de fora da Ásia na disputa, Calderano ainda se tornou o primeiro mesa-tenista fora da Ásia ou Europa a ser campeão da competição.
Hugo vinha de seis vitórias consecutivas nesta Copa do Mundo. O brasileiro venceu o canadense Eugene Wang (65º), o japonês Yukiya Uda (30º), o japonês Hiroto Shinozuka (29º), o japonês Tomokazu Harimoto (3º) e, nas semifinais, o chinês Wang Chuqin (2°). Esta é a sexta edição de Copa do Mundo disputada por Hugo. Até então, o melhor resultado dele e do Brasil eram as quartas de final em 2019.
Com o título, Hugo Calderano provavelmente assumirá a quarta posição na próxima atualização com a pontuação obtida em Macau, na China.
O fato curioso é que agora os três jogadores que estarão à frente de Calderano na lista foram derrotados por ele na campanha da Copa do Mundo: Tomokazu Harimoto, do Japão, é o terceiro, Wang Chuqin, da China, é o segundo, e o também chinês Lin Shidong é o líder.
Antes de voltar a representar o Brasil, ele ainda terá compromissos pelo Liebherr Ochsenhausen, seu clube na Alemanha. No próximo domingo, 27, Calderano disputa a semifinal da Bundesliga. Essa, inclusive, pode ser a despedida dele, que já anunciou que deixará a equipe ao término das competições.
Depois, a partir do dia 17 de maio, mais uma vez Hugo Calderano estará vestindo o uniforme do Brasil para brilhar ao redor do mundo. O palco da vez será o Mundial, disputado em Doha, no Catar.
A competição, considerada tão importante quanto a Copa do Mundo, porém, com mais atletas na disputa, será realizada até o dia 25 de maio.