A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove no próximo domingo, 09/02, às 8h, a primeira edição de 2025 do Passeio Histórico no Engenho Central. A atividade é gratuita e as inscrições já estão abertas pelo site https://doity.com.br/passeio-
O passeio será conduzido pelo assessor da Secretaria da Cultura, Pedro Maurano, e pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. O percurso, que começa no portal do Engenho Central, inclui visitas a diversos espaços do complexo, onde os participantes conhecerão detalhes sobre o funcionamento dos antigos armazéns na época da Société de Sucreries Brésiliennes.
O historiador Maurício Beraldo destaca a importância do passeio para a valorização do patrimônio e o resgate da história real do Engenho. "O passeio é fundamental para que a população conheça a história e o funcionamento de um dos nossos maiores patrimônios. Muitos piracicabanos frequentam o Engenho para eventos, mas poucos sabem como era a produção de açúcar e álcool. Essa experiência permite que vejam o espaço com novos olhos, valorizando sua importância histórica."
Já o assessor da Secretaria da Cultura, Pedro Maurano, destaca o impacto do passeio na percepção do público. "É gratificante ver como as pessoas passam a enxergar o Engenho de forma diferente após a visita. Muitas narrativas mistificam o passado, mas é essencial trazer a história com precisão. Por exemplo, não havia escravidão no Engenho, embora muitos ainda acreditem que sim. O passeio esclarece essas questões, ajudando a valorizar o espaço como patrimônio e reforçando a importância de sua preservação", explica.
O passeio também destaca a importância do Engenho Central na economia local e trará um resgate histórico por meio de fotos antigas, mostrando sua trajetória desde o Brasil Imperial até sua desativação no século XX.