Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba
Foto Crédito - Mariana Kasten - XV de Piracicaba
O XV de Piracicaba decide neste fim de semana sua permanência na Série D do Campeonato Brasileiro diante do América-RJ.
Após o empate por 1 a 1 no jogo de ida, realizado no Rio de Janeiro, o Nhô Quim recebe os cariocas no Estádio Barão da Serra Negra, às 18h precisando de uma vitória simples para avançar à próxima fase da competição.
O confronto marca mais um capítulo da história do clube contra equipes do Rio de Janeiro em competições nacionais. Levando em consideração apenas os jogos disputados em Piracicaba, o XV apresenta retrospecto equilibrado diante dos cariocas, mas com números positivos nos últimos anos.
Ao longo de sua trajetória nacional, o Alvinegro Piracicabano recebeu equipes fluminenses em nove oportunidades. Foram quatro vitórias, dois empates e três derrotas, com 11 gols marcados e 10 sofridos. O retrospecto inclui confrontos diante de Flamengo, Fluminense, América-RJ, Americano-RJ, Nova Iguaçu, Maricá e Sampaio Corrêa-RJ.
Jogos do XV em Piracicaba contra clubes do Rio de Janeiro
- 07/12/1977 – XV de Piracicaba 1 x 0 Flamengo-RJ
- 29/03/1978 – XV de Piracicaba 1 x 3 América-RJ
- 05/04/1978 – XV de Piracicaba 1 x 1 Fluminense-RJ
- 07/05/1978 – XV de Piracicaba 1 x 2 Flamengo-RJ
- 14/05/1978 – XV de Piracicaba 1 x 1 Americano-RJ
- 05/11/1989 – XV de Piracicaba 1 x 0 América-RJ
- 04/10/2000 – XV de Piracicaba 3 x 1 América-RJ
- 04/04/2026 – XV de Piracicaba 4 x 1 Nova Iguaçu-RJ
- 25/04/2026 – XV de Piracicaba 1 x 0 Maricá-RJ
- 09/05/2026 – XV de Piracicaba 1 x 0 Sampaio Corrêa-RJ
América-RJ já foi derrotado duas vezes no Barão
Embora tenha vencido o primeiro duelo em Piracicaba, em 1978, pelo Campeonato Brasileiro da Série A, o América-RJ não conseguiu repetir o feito nas visitas seguintes ao Barão da Serra Negra.
Em 1989, pela Série B, o XV venceu por 1 a 0. Já em 2000, pela Copa João Havelange, o Nhô Quim voltou a levar a melhor ao derrotar os cariocas por 3 a 1. O retrospecto do confronto em Piracicaba é favorável ao clube piracicabano, com duas vitórias e uma derrota.
Invencibilidade recente contra cariocas
Outro dado que anima a torcida quinzista é que o XV não perde para um clube do Rio de Janeiro atuando em casa desde maio de 1978, quando foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 1. Desde então, acumulou seis partidas como mandante diante de equipes cariocas, com quatro vitórias e dois empates.
Além disso, na atual Série D, o time enfrentou três adversários fluminenses na fase de grupos — Nova Iguaçu, Maricá e Sampaio Corrêa-RJ — conquistando duas vitórias e um empate em Piracicaba.
Com o apoio da torcida no Barão da Serra Negra, o XV tenta manter a escrita positiva diante dos cariocas e garantir mais uma classificação nacional em sua história, e chegar pela primeira vez na terceira fase da Série D.