Neste dia 31 de dezembro de 2025, a Rádio Piracicaba fez uma cronologia do que foi assunto no ano.
Confira de Janeiro e Dezembro:
Janeiro
1 de janeiro
Posse de prefeitos e vereadores eleitos nas eleições municipais de 2024.
Obras de Oswald de Andrade, Getúlio Vargas e outros autores do Brasil e Europa mortos em 1954 entraram em domínio público.
6 de janeiro – Adilson Custódio Moreira, secretário-adjunto de Segurança Pública do município de Osasco, é feito refém e morto a tiros por guarda-civil na sede da Prefeitura.
7 de janeiro – Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Baleia Turismo tombou em Corrente, no Piauí, deixando 7 pessoas mortas e 19 feridos.
9 de janeiro – Avião de pequeno porte com cinco tripulantes a bordo explode enquanto aterrizava em aeródromo de Ubatuba, São Paulo. O piloto morreu no local, e outros quatro ocupantes foram socorridos com vida.
11 de janeiro – Ataque a tiros deixa duas pessoas mortas e outras seis feridas em assentamento do MST em Tremembé, São Paulo.
12 de janeiro
Um incêndio atinge parte do Mercado popular da Uruguaiana, na região central do Rio de Janeiro. Ninguém ficou ferido.
Fortes chuvas provocam enchentes e deslizamentos de terra na Região Metropolitana do Vale do Aço, em Minas Gerais, deixando pelo menos onze mortos.
13 de janeiro – Uma lei que restringe o uso de smartphones em escolas de todo o país entra em vigor.
16 de janeiro – Um helicóptero com quatro pessoas a bordo cai em Caieiras, na Região Metropolitana de São Paulo. Duas pessoas morreram e outras duas foram resgatadas com vida.
24 de janeiro
Megaoperação no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, deixa 5 mortos e 9 feridos.
A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção em razão de fortes chuvas. O temporal inundou ruas e estações de metrô, 140 mil residências ficaram sem luz e parte do teto do shopping center norte desabou.
27 de janeiro – Três pessoas morrem em queda de helicóptero na área rural de Cruzília, Minas Gerais.
Fevereiro
1 de fevereiro
Davi Alcolumbre (UNIÃO/AP) é eleito presidente do Senado Federal.
Hugo Motta (Republicanos/PB) é eleito presidente da Câmara dos Deputados.
12 pessoas são hospitalizadas após conflito entre torcidas organizadas do Santa Cruz e Sport Recife, horas antes do início da partida, 14 pessoas foram presas em flagrante.
4 de fevereiro – A holding Editora Três, dona da revista IstoÉ, tem falência decretada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo após não pagar credores e funcionários. As dívidas alcançaram R$ 828 milhões.
5 de fevereiro
Desaba parte do teto da Igreja de São Francisco, localizada no Centro Histórico de Salvador, o que resultou na morte de uma turista, além de outras 5 pessoas feridas.
Fortes chuvas deixam sete mortos e 301 desabrigados e desalojados na Grande Recife.
7 de fevereiro – Acidente na Avenida Marques de São Vicente em São Paulo envolvendo um veículo aéreo Beechcraft King Air, um ônibus da Viação Santa Brigida e uma moto, matam 2 pessoas e ferem outras 8.
12 de fevereiro
Um avião Boeing 737 Max da Gol colide com um carro de manutenção durante sua decolagem no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.
Incêndio em uma fábrica de fantasias de Carnaval em Ramos, Zona Norte do Rio de Janeiro, deixa 21 feridos.
Incêndio de grandes proporções atinge galpão no bairro do Limão, zona norte de São Paulo.
14 de fevereiro – O sistema de alerta de terremotos do Android notifica falso terremoto para moradores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
15 de fevereiro – Avião de pequeno porte cai em Quadra, interior de São Paulo, matando as duas pessoas que estavam a bordo.
20 de fevereiro – Acidente entre caminhão e ônibus universitário deixa 12 mortos e 21 feridos na rodovia Waldir Canevari, em São José da Bela Vista, interior de São Paulo.
26 de fevereiro – Independente de Boa Vista conquista o título do Carnaval de Vitória pela sétima vez, com o enredo "Os Olhos do Mundo: Assombros de Sebastião Salgado".
Março
4 de março – Rosas de Ouro conquista o título do Carnaval de São Paulo pela oitava vez, quebrando um jejum de 15 anos, com o enredo "Rosas de Ouro em Uma Grande Jogada".
5 de março – Beija-Flor conquista o título do Carnaval do Rio de Janeiro pela décima quinta vez, quebrando um jejum de 7 anos, com o enredo "Laíla de Todos os Santos, Laíla de Todos os Sambas".
15 de março – O I Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condena Aleson Cristiano de Olveira Fonseca e Fábio Pirineus da Silva pelo Assassinato de Moïse Kabagambe. Alesson foi condenado a 23 anos, 7 meses e 10 dias de prisão, enquanto Fábio foi condenado a 19 anos, 6 meses e 20 dias de prisão.
18 de março – O ex-presidente da época da redemocratização do país, José Sarney, recebe homenagem no Congresso Nacional ao serem completados o aniversário de 40 anos do retorno do Estado Democrático de Direito.
26 de março – Por 5 votos a 0, a primeira turma do Supremo Tribunal Federal aceita a denúncia da PGR que acusa o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros aliados de envolvimento no planejamento de um golpe de Estado após as eleições presidenciais de 2022.
28 de março – O Tribunal Superior da Catalunha absolveu Daniel Alves da condenação por estupro, anulando a sentença que o havia condenado a 4 anos e 6 meses de prisão. A decisão, unânime, destacou a falta de provas concretas para sustentar a acusação. Com isso, Daniel Alves, que passou mais de um ano preso, fica em liberdade e sem pendências judiciais na Espanha.
Abril
4 de abril – O diplomata e escritor Edgard Telles Ribeiro toma posse na ABL, ocupando a cadeira 27, que pertenceu ao poeta Antônio Cícero.
8 de abril
Bandidos promovem ataques violentos à prédios públicos em Guaxupé, Minas Gerais. Um policial ficou ferido.
Um ônibus tombou na MG-223, no trecho entre Araguari e Tupaciguara, em Minas Gerais. 11 pessoas morreram e 36 ficaram feridas.
11 de abril – Ambulante senegalês morre após ser baleado por um policial militar durante uma ação de fiscalização da Prefeitura de São Paulo, na região do Brás, centro da Capital, a Polícia Militar de São Paulo decidiu por afastar o agente autor dos disparos.
21 de abril – Um incêndio de grandes proporções atinge uma plataforma de petróleo da Petrobras na Bacia de Campos, deixando 32 trabalhadores feridos.
23 de abril – Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União investiga fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Seis servidores públicos foram afastados de suas funções pela Justiça, entre eles o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, que acabou demitido do cargo.
23 de abril – A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL - RS) apresentou à Câmara de Deputados uma indicação ao governo federal que solicitava um crédito de R$ 6,3 bilhões para ressarcir os aposentados e pensionistas afetados pelo esquema de fraudes contra pensionistas do INSS.
25 de abril – Ex-presidente Fernando Collor é preso em Alagoas por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) para o cumprimento de sua condenação por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
26 de abril – TV Globo completa 60 anos.
Maio
7 de maio – A Câmara dos Deputados aprova a sustação da ação penal contra o deputado federal Alexandre Ramagem, no Supremo Tribunal Federal, réu em cinco processos. Em julgamento posterior, Primeira Turma do STF mantém parte da ação.
15 de maio
A 1ª turma do STF condena, por unanimidade, a deputada federal Carla Zambelli a 10 anos de reclusão por ordenar a invasão do sistema eletrônico do CNJ em 2023. A deputada informou que recorreria da decisão ao tribunal pleno da Corte.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro determina o afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF.
16 de maio
O Ministério da Agricultura confirma primeiro caso de gripe aviária, foco se deu em uma granja comercial em Montenegro, Rio Grande do Sul. China, União Europeia e Argentina suspendem, as importações da carne de frango do Brasil por 60 dias.
Marcos Roberto de Almeida, conhecido como "Tuta" e apontado como novo número 1 do PCC, é preso pela Polícia Federal em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.
30 de maio – O juízo da 1ª Vara do Júri de São Paulo condena Paulo Cupertino a 98 anos de prisão pelos homicídios de Rafael Miguel e de seus pais cometidos em 2019.
Junho
3 de junho
A deputada federal Carla Zambelli (PL/SP) deixa o Brasil após sua condenação a 10 anos de reclusão por decisão do Supremo Tribunal Federal.
O CNJ aposenta compulsoriamente o juiz federal Marcelo Bretas. O magistrado respondia a três procedimentos relacionados a irregularidades em sua atuação nos processos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.
13 de junho – O ativista brasileiro e internacionalista Thiago Ávila retorna ao Brasil após ter sido sequestrado, preso e deportado de Israel durante sua missão no navio Madleen, que buscava levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.
15 de junho – Ato nacional em diversas regiões do país, reunindo milhares de pessoas na capital paulista, em defesa da população palestina.
17 de junho
Assassinato da vereadora de Formigueiro (RS), Elisane dos Santos (PT).
Após 13 meses da maior enchente da história do Rio Grande do sul, o estado volta a sofrer com novas enchentes, que deixam 6,9 mil desabrigados e desalojados e 5 mortos.
21 de junho – Um balão tripulado despencou do céu depois de incendiar-se em Praia Grande, Santa Catarina. Vinte e uma pessoas estavam a bordo, das quais oito morreram.
24 de junho – A publicitária brasileira Juliana Marins é encontrada morta quatro dias após cair durante uma trilha no Monte Rinjani, na Ilha de Lomboque, Indonésia.
25 de junho – Onda de frio extrema no estado de São Paulo, com geada em diversas localidades. Mínima de -2,8°C em Corumbataí[61] e uma morte por possível hipotermia em Piracicaba.
27 de junho – O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, é preso em operação que investiga vazamento de informações sigilosas do Superior Tribunal de Justiça.
30 de junho
Boi Garantido conquista o título do 58° Festival Folclórico de Parintins.
Conclusão da terceira etapa do desligamento do sinal analógico nos demais municípios que já fizeram a digitalização total dos canais de televisão em todos os estados brasileiros (exceto o Rio Grande do Sul).
Julho
6 e 7 de julho – Décima sétima cúpula do BRICS é realizada no Rio de Janeiro.
12 de julho – José Roberto de Castro Neves toma posse na Academia Brasileira de Letras.
15 de julho – Em decisão monocrática, o ministro do STF, Dias Toffoli anula todos os atos processuais da 13ª Vara Federal de Curitiba na Operação Lava Jato contra o doleiro Alberto Youssef.
16 de julho – Um acidente envolvendo uma carreta, um micro-ônibus e um ônibus na BR-153, altura de Porangatu, Goiás, mata cinco pessoas.
29 de julho
Centenário do jornal O Globo e do Grupo Globo.
A deputada federal Carla Zambelli (PL/SP) é presa na Itália.
30 de julho – Um incêndio de grandes proporções atinge uma área de mata entre os municípios de Pavussu e Canto do Buriti, no Piauí.
Agosto
4 de agosto – O ex-presidente Jair Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, após descumprir medidas cautelares impostas anteriormente.
5 de agosto – Um incêndio de grandes proporções atinge dois galpões em Manaus, Amazonas. O local era utilizado por duas empresas e uma gestante se feriu com as queimaduras.
8 de agosto
Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras.
Acidente entre ônibus e carreta deixa 11 mortos e mais de 40 feridos na BR-163 em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso.
9 de agosto – Duas pessoas morrem em queda de avião de pequeno porte no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
12 de agosto – Explosão em uma fábrica de explosivos na região metropolitana de Curitiba mata nove pessoas, todos funcionários da empresa.
14 de agosto – A Polícia Federal deflagra a Operação Estafeta, que investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na prefeitura de São Bernardo do Campo. O prefeito Marcelo Lima, um dos alvos da ação, é afastado do cargo.
15 de agosto – O influenciador Hytalo Santos é preso em Carapicuíba, São Paulo, sob acusação de tráfico humano e exploração sexual infantil em conteúdos produzidos para as redes sociais.
Setembro
2 de setembro – Início do julgamento do Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal, tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outro sete aliados como réus.
3 de setembro
Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins, é afastado do cargo após a operação da Polícia Federal que apura desvios de recursos durante a pandemia de Covid-19 no estado.
O deputado estadual do Rio de Janeiro TH Joias é preso sob suspeita de tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e negociação de armas e acessórios para facções criminosas.
11 de setembro – O ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus são condenados pelo Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e outros crimes.
12 de setembro
Paulo Henriques Britto toma posse na Academia Brasileira de Letras.
Lupicínio Rodrigues e Pixinguinha se tornam patronos da MPB.
15 de setembro – Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil do Estado de São Paulo, é assassinado a tiros em Praia Grande.
23 de setembro – Queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, mata o arquiteto chinês Kongjian Yu, os cineastas Rubens Crispim Jr e Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e o piloto Marcelo Pereira de Barros.
25 de setembro
Dois adolescentes morrem num ataque a tiros a uma escola de Sobral, Ceará.
Sandro Dias quebra recorde mundial ao descer a maior rampa de skate do mundo feita no Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre.
29 de setembro
Edson Fachin assume a presidência do Supremo Tribunal Federal.
18 pessoas morrem após intoxicação por metanol durante consumo de bebidas alcoólicas batizadas nos estados de São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Paraná.
Outubro
14 de outubro – Um apagão atinge todos os 26 estados do Brasil e o Distrito Federal.
17 de outubro – Acidente envolvendo um ônibus de turismo deixa 17 mortos na BR-423, altura de Paranatama, no Agreste de Pernambuco.
28 de outubro – Uma operação policial de grande escala nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, resulta em 121 mortos, 113 presos e mais de 100 armas apreendidas, sendo apontada como a ação policial mais letal da história do estado.
31 de outubro – Sete membros do Comando Vermelho morrem em confronto com a polícia em Canindé, Ceará.
Novembro
7 de novembro
Forte tornado provoca devastação em diversas cidades da Região Sul. Em Rio Bonito do Iguaçu, Paraná, 90% da cidade foi destruída, causando 6 mortes e cerca de 750 feridos. Uma sétima morte foi registrada em Guarapuava.
Ana Maria Gonçalves toma posse na Academia Brasileira de Letras.
10 de novembro – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decreta falência da empresa de telefonia Oi após 9 anos de recuperação judicial. As dívidas da holding somavam R$ 15 bilhões.
10 a 21 de novembro – Realização da COP 30 em Belém, no Pará.
13 de novembro – Uma explosão seguida de incêndio destruiu completamente um imóvel utilizado de forma clandestina como depósito de fogos de artifício, na região do Tatuapé, zona leste de São Paulo, uma pessoa morreu e 10 ficaram feridas.
14 de novembro – Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro suspende a falência do Grupo Oi após recursos dos bancos Bradesco e Itaú, a decisão mantém a empresa em regime de recuperação judicial.
18 de novembro – Banco Central do Brasil liquida ações do Banco Master após operação policial prender sócios da empresa.
20 de novembro – Um incêndio grave atinge pavilhões da COP30, em Belém. Diversas pessoas foram hospitalizadas por inalar fumaça durante incêndio, entretanto não houve vítimas fatais.
22 de novembro – O ex-presidente Jair Bolsonaro é preso em Brasília após tentar violar a tornozeleira eletrônica que usava.
25 de novembro
Explosão seguida de incêndio atingiu o subsolo do Bloco C da Esplanada dos Ministérios no Distrito Federal. 27 pessoas ficaram feridas e 1 delas teve 60% do corpo queimado. Os feridos faziam manutenção na rede elétrica antes do acidente.
O Supremo Tribunal Federal determina o fim do processo e o início da execução das penas dos sete condenados do Núcleo 1 da tentativa de golpe de Estado. Os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministros, são presos.
Dezembro
3 de dezembro
Um incêndio de grandes proporções atinge um dos pavilhões da Ceasa no bairro do Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro. Quatro bombeiros passaram mal.
Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, é preso pela Polícia Federal por suspeita de ter vazado informações sigilosas da operação policial que levou à prisão o então deputado estadual TH Joias em setembro.
7 de dezembro
Ato nacional contra o Feminicídio ocorre em 20 estados do país e no Distrito Federal.
A seleção brasileira torna-se campeã na primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal da FIFA, nas Filipinas, após ganhar 3–0 contra as portuguesas na final. A jogadora Emilly foi premiada como a melhor da competição.
8 de dezembro – Deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovam a revogação da prisão do presidente da casa Rodrigo Bacellar.
9 de dezembro – Fortes chuvas em Palhoça (SC) deixam 3 mortos.
10 de dezembro – Ventos fortes atingiram a cidade de São Paulo, causando impactos como queda de energia e cancelamento de voos. Rajadas chegaram próximo de 100 km/h.
18 de dezembro – Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decide cassar os mandatos dos parlamentares Eduardo Bolsonaro (PL/SP), por excesso de faltas, e Alexandre Ramagem (PL/RJ), por condenação penal referente a tentativa de golpe de Estado.
26 de dezembro – O ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, que estava foragido, foi preso por autoridades paraguaias, no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Assunção.
27 de dezembro – Ultraleve cai no mar de Copacabana, o piloto do monomotor morreu.