Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba
O Esporte no Brasil teve diversas conquistas, e a Radio Piracicaba está trazendo de janeiro a dezembro o que foi destaque em nosso esporte, com João Fonseca no tênis, até Rayssa Leal. No futebol o Flamengo conquistando o tetra da Libertadores da América. O Corinthians a Copa do Brasil.
Confira:
25 de janeiro – São Paulo conquista a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela quinta vez ao vencer o Corinthians por 3-2 no Estádio do Pacaembu.
2 de fevereiro – Flamengo conquista a Supercopa Rei pela terceira vez ao vencer o Botafogo por 3-1 no Estádio Mangueirão, em Belém, Pará.
16 de fevereiro – O tenista João Fonseca conquista seu primeiro título internacional, após tornar-se campeão do ATP 250 de Buenos Aires, ao vencer o competidor argentino Francisco Cerundolo na final do torneio por 2 sets a 0.
27 de fevereiro – Racing Club conquista o título da Recopa Sul-Americana pela primeira vez ao vencer o Botafogo duas vezes por 2-0 no El Cilindro, em Avellaneda, Argentina, e no Estádio Nilton Santos.
15 de março – São Paulo conquista a Supercopa do Brasil de Futebol Feminino pela primeira vez ao derrotar o Corinthians nos pênaltis por 4-3, após o empate sem gols no Estádio do Morumbi.
16 de março – Estreia de Gabriel Bortoleto pela equipe Sauber no Grande Prêmio da Austrália, marcando o retorno do Brasil ao grid da Fórmula 1 após oito anos. O piloto abandonou a prova após uma batida na 47.ª volta.
20 de abril – Em Macau, Hugo Calderano conquista o título da Copa do Mundo de Tênis de Mesa, derrotando na final o chinês Lin Shidong por 4 sets a 1. Foi a primeira vez em que um mesatenista de fora da Ásia e da Europa venceu a competição.
1 de maio – Osasco é campeão da Superliga Feminina de Vôlei pela sexta vez ao vencer o Sesi Bauru na final por 3 sets a 1 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
4 de maio – Sada Cruzeiro é campeão da Superliga Masculina de Vôlei pela nona vez ao vencer o Vôlei Renata/Campinas na final por 3 sets a 1 no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.
11 de maio – Em Vitória, Seicheles, a Seleção Brasileira conquista a Copa do Mundo FIFA de Futebol de Areia pela sétima vez ao derrotar Belarus na final por 4-3.
18 de junho – Franca conquista o título do Novo Basquete Brasil pela quarta vez consecutiva ao vencer o Minas por 86-73 no Ginásio Pedrocão e fechar em 3-1 a série decisiva.
28 de junho – Pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, Palmeiras vence o Botafogo na prorrogação por 1-0 em jogo realizado no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Estados Unidos.
29 de junho – Flamengo é eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA nas oitavas de final ao ser derrotado pelo Bayern de Munique por 4-2 no Hard Rock Stadium, em Miami, Estados Unidos.
4 de julho – Palmeiras é eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA nas quartas de final ao ser derrotado pelo Chelsea por 2-1 no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Estados Unidos.
8 de julho – Fluminense é eliminado da Copa do Mundo de Clubes da FIFA na semifinal ao ser derrotado pelo Chelsea por 2-0 no MetLife Stadium, em Nova Jersey, Estados Unidos.
2 de agosto – Seleção Brasileira conquista o título da Copa América de Futebol Feminino pela nona vez ao vencer a Colômbia nos pênaltis por 5-4, após o empate por 4-4 na final disputada no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito, Equador.
3 de agosto – Rafael Câmara conquista o título da Fórmula 3 ao vencer a etapa de Hungaroring, na Hungria.
20 à 24 de agosto – É realizado o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica no Rio de Janeiro. O conjunto brasileiro formado por Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Vitória Gonçalves, Julia Kurunczi, Sofia Pereira e Nicole Pircio conquistou a medalha de prata nas disputas de conjunto geral e série mista.
23 de agosto – Flamengo conquista a Copa Intercontinental Sub-20 pela segunda vez consecutiva ao vencer o Barcelona nos pênaltis por 6-5, após o empate por 2-2 no Estádio do Maracanã.
1 de setembro – Em Fiji, Yago Dora conquista o título do Circuito Mundial Masculino de Surfe pela primeira vez ao vencer o americano Griffin Colapinto na última etapa da série final.
14 de setembro – Corinthians conquista o título do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino pela sétima vez ao vencer o Cruzeiro nas finais com um empate por 2-2 na Arena Independência e uma vitória por 1-0 na Neo Química Arena.
19 de setembro – Em Tóquio, Japão, Caio Bonfim conquista o título do Campeonato Mundial de Atletismo na marcha atlética de 20km.
4 de outubro – A Seleção Brasileira é eliminada da Copa do Mundo Sub-20 na fase de grupos ao ser derrotada pela Espanha por 1-0 no Estádio Nacional de Santiago, no Chile.
18 de outubro – Corinthians conquista o título da Copa Libertadores de Futebol Feminino pela sexta vez ao derrotar o Deportivo Cali nos pênaltis por 5-3 após o empate sem gols na final realizada no Estádio Florencio Sola, em Banfield, Argentina.
25 de outubro – Ponte Preta conquista o título do Campeonato Brasileiro da Série C pela primeira vez ao vencer o Londrina por 2-0 no Estádio Moisés Lucarelli no segundo jogo da final, sendo este o primeiro título nacional da história do clube paulista.
26 de outubro – O tenista João Fonseca conquista o título do ATP 500 da Basiléia, ao vencer o competidor espanhol Alejandro Davidovich Fokina na final do torneio por 2 sets a 0.
16 de novembro – Diogo Moreira conquista o título da Moto2 na etapa de Valência, na Espanha, se tornando o primeiro brasileiro a vencer um campeonato mundial de motovelocidade.
22 de novembro – Lanús conquista o título da Copa Sul-Americana pela segunda vez ao vencer o Atlético Mineiro nos pênaltis por 5-4 após o empate sem gols no Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai.
23 de novembro – Coritiba conquista o título do Campeonato Brasileiro da Série B pela terceira vez ao vencer o Amazonas por 2-1 na última rodada.
27 de novembro – Após ser derrotado na semifinal por Portugal nos pênaltis, Seleção Brasileira perde para a Itália novamente nos pênaltis e termina em quarto lugar na Copa do Mundo Sub-17, realizada no Catar.
29 de novembro – Flamengo conquista o título da Copa Libertadores da América pela quarta vez ao vencer o Palmeiras por 1-0 no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Pela primeira vez, um clube brasileiro alcança quatro títulos na competição sul-americana.
3 de dezembro – Flamengo conquista o título do Campeonato Brasileiro pela oitava vez ao vencer o Ceará por 1-0 no Estádio do Maracanã na 37.ª rodada.
7 de dezembro - Em Pasig, nas Filipinas, a Seleção Brasileira conquista o título da primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Futsal ao derrotar Portugal na final por 3-0
No Ginásio do Ibirapuera, Rayssa Leal conquista a Street League Skateboarding pela quarta vez consecutiva.
17 de dezembro - Prêmio FIFA The Best, foi para o francês Ousmane Dembélé, jogador do PSG. O melhor brasileiro na lista foi Raphinha, do Barcelona, que ficou com a quinta posição. Entre as mulheres, pelo terceiro ano consecutivo, a jogadora do Barcelona, Aitana Bonmatí, foi considerada a melhor do planeta.
17 de dezembro - Copa Intercontinental: PSG e Flamengo fizeram a final em Doha, no Catar no tempo normal e na prorrogação deu empate de 1 a 1, nos pênaltis o time francês levou a melhor ao vencer por 2 a 1, time carioca perdeu quatro pênaltis.
21 de dezembro – O Corinthians sagrou-se Campeão da Copa do Brasil 2025, ao derrotar no Maracanã, o Vasco da Gama pelo placar de 2 a 1 e voltar a disputar em 2026 a Copa Libertadores da América.