Foto: Maurício Luz - Jornal Lance
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 24 de novembro no Conselho Arbitral, na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que o Campeonato Carioca 2026 voltará a ter premiação após seis anos.
O valor da premiação não foi divulgado, depende de acordos de direitos de transmissão.
Estiveram presentes representantes dos 12 clubes que disputarão a Série A1: Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco da Gama e Volta Redonda.
Outras novidades do Carioca 2026
O Campeonato Carioca terá mudanças no regulamento para 2026. Como definido na primeira reunião do Conselho Arbitral, em junho, as equipes serão divididas em dois grupos de seis, enfrentando os times da chave oposta. Os quatro primeiros de cada grupo avançam às quartas de final, disputadas em jogo único. Na semifinal, confronto de ida e volta, e a grande decisão será também em uma partida, realizada no Maracanã.
Os clubes entraram em consenso pelo fim das "vantagens" nas fases mata-mata.
No ano passado, os quatro melhores da Taça Guanabara se classificavam direto às semifinais, com os times de melhor campanha tendo a vantagem do empate no agregado.
Outra novidade é a data de início da competição. Antes, previsão da entidade era o dia 21 de janeiro, mas, por conta das mudanças no calendário da CBF, a tendência é que o Carioca 2026 comece uma semana antes, no dia 14/01.
Grupo A: Fluminense, Vasco da Gama, Volta Redonda, Sampaio Corrêa, Portuguesa e Bangu
Grupo B: Flamengo, Botafogo, Madureira, Maricá, Boavista e Nova Iguaçu