Não sei...
Bom dia, caro leitor! Saúde e Paz para a gente!
Tenho pensado em tudo o que não sabemos, a IA provocou isso em mim!
Não sabemos mais se um personagem é real ou “criado”, se uma imagem é verdadeira ou construída, se a opinião viralizada tem base na realidade ou foi criada com “muitas” intenções...
E tudo isso me faz pensar no tanto que temos nos afastado das maravilhas que o mundo real nos oferece gratuitamente, todo dia, e nem percebemos!
As cores de um por de sol, com miríades de laranja e rosa impactando o branco das nuvens e o azul do céu!
Incontáveis cantos diferentes de pássaros que nos rodeiam, mesmo nas cidades grandes, e que quando ouvimos, não sabemos sequer nomear estes serezinhos: sanhaços?! Bem-te-vis?! Sabiás?!
Os diferentes cheiros que cada estação do ano tem caracteristicamente, mas que nem imaginamos se é de chuva, de flores, da terra...
Esquecemos de valorizar o que pulsa: numa risada infantil, num abraço apertado e sincero, na troca de sorrisos mesmo entre dois estranhos...
Não sabemos como nosso corpo reage aos infinitos estímulos que recebemos diariamente, não percebemos, garanto-lhe com muito pesar...
O convite que gostaria de lhe fazer, caro leitor, neste fim de ano que vai chegando a ritmo alucinado, é o de parar! Pare! Olhe à sua volta, sinta os cheiros, ouça os sons e pergunte-se: o que tudo isso desperta em mim? Como meu corpo reage? O que minha mente cria a partir disso? Quais emoções afloram?
Sem isso, sem essa observação atenta do entorno e essa auto-observação intencional, acreditaremos em tudo o que nos dizem, desconheceremos o que nos afeta, sequer suspeitaremos do quanto tomamos o falso pelo verdadeiro e iremos acreditar, iludidos pela artificialidade de muitas coisas, que sabemos o que é real... Será?!
Apenas um lembrete: consciência se faz com silêncio e presença!
Bem-aventurados os que se permitem estar despertos, pois deles será a percepção do que realmente faz a diferença na vida!
Bia Mattos
Psicóloga CRP 06/29269

Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos
Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.