Em 2025, o programa “EducaTrilha na Escola” beneficiou o total de 15.324 pessoas, entre professores, gestores escolares, alunos e pessoas que vivem nas proximidades das instituições de ensino. O número é o maior da história da iniciativa. Ao longo do ano, 26 escolas participaram do programa, que reuniu 12 encontros formativos, dois encontros de tutorias e quatro vivências temáticas.
A cerimônia de premiação aconteceu no dia 6 de novembro, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, e contou com a presença do Coordenador do Instituto de Pesquisas Ambientais (Marco Aurélio Nalon), dos secretários municipais de Cultura (Carlos Beltrame), Educação (Juliana Vicentin), e Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Maurício Perissinotto) e do Secretário Executivo de Meio Ambiente de Piracicaba (Edson Marcus Bucci).
A mesa de autoridades foi formada, ainda, por representantes dos patrocinadores, CJ do Brasil (Lucas Artur Spagnol) e OJI Papéis (Larissa Damazio), além da Secretária da OSCIP Pira 21 (Nidia Lissia Siviero Salvaia), Assessora de Comunicação do Projeto Corredor Caipira (Jéssica Lane), Professora da ESALQ/USP representando a diretoria da instituição (Vânia Galindo Massabni), PEC de Desenvolvimento Curricular em Ciências da Natureza, representando a Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba (Patrícia de Moura) e Gestora da Estação Experimental de Tupi representando a Fundação Florestal (Rosa Maria Galera Gonçalves).
Resultados ao longo dos anos
Em seis edições, o programa, cujo formato atual é aplicado desde 2018, beneficiou 48.613 pessoas e reuniu 106 escolas participantes.
“É uma emoção muito grande ver os resultados e o número de beneficiados. São pessoas beneficiadas por processos de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática, de promoção à saúde e bem-estar nas suas escolas, indo além dos muros escolares e fazendo com que crianças e adolescentes possam ser agentes transformadores. Tudo isso valorizando os professores, os gestores e os funcionários da escola como agentes muito importantes da transformação”, diz Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa.
Escolas premiadas
Seis escolas foram premiadas pelo programa em 2025, no evento de 6 de novembro. Entre as escolas estaduais, federais e particulares de ensino fundamental (ciclo II) e/ou médio, as instituições contempladas foram Escola Estadual Prof. Hélio Penteado de Castro (1º lugar) e Escola Estadual Prof. Dionetti Callegaro Miori (2º lugar).
No caso das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental - ciclo I (1° ao 5º ano), foram vencedores o Espaço Cirandarte (1º lugar) e Escola Municipal José Antônio de Oliveira (2º lugar). Entre as escolas municipais de educação infantil, foram premiadas a Escola Municipal Bruna Ferreira da Silva (1º lugar) e a Escola Municipal Prof. Walter Radamés Accorsi (2º lugar).
As escolas contempladas (1º e 2º lugar) terão como prêmio uma viagem para o Núcleo Arpoador do Parque Itinguçu, em Peruíbe, de 20 a 22 de novembro. Além disso, a escola vencedora da categoria ensino fundamental (ciclo II) e/ou médio (1º lugar), fará uma visita à Estação Ecológica Ibicatu no dia 3 de dezembro.
Programa coletivo
A edição de 2025 do “EducaTrilha na Escola” é patrocinada pela CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais e realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e Fundação Florestal (FF).
A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (COMDEMA), da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba (COMCLIMA), da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da OSCIP Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia) e Sesc Piracicaba.
História
Em 2018, foi publicada a tese de doutorado “Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola”, de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, sob orientação da Profa. Vânia Galindo Massabni, que apresentou aspectos pedagógicos e institucionais focados nas contribuições de visitas escolares às áreas protegidas.
Influenciado por esta pesquisa, o então chamado “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais protegidas”, premiado como Destaque Ambiental pelo COMDEMA em 2016, ganhou novo formato e passou a ser intitulado “EducaTrilha na Escola”.