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Prefeitura disponibiliza novo canal para solicitação de manejo arbóreo

Publicada em: 24/10/2025 15:01 -

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, disponibiliza, a partir de hoje, 24/10, um novo canal digital para solicitação dos serviços de avaliação de árvores em áreas públicas, com fins de poda e supressão. O atendimento está disponível na plataforma Sem Papel, pelo link: https://sempapel.piracicaba.sp.gov.br/atendimento/servico-info/455 .

No formulário, o cidadão deve preencher os dados referentes ao local da solicitação e selecionar o tipo de serviço desejado, dentre as opções: necessidade de poda, risco elétrico, risco de queda, danos ao pavimento, árvore doente, árvore morta, necessidade de destoca, motivação por obras, ameaça a edificações e galho ou árvore caída.

A ferramenta apresenta imagens ilustrativas que facilitam a identificação do serviço adequado, além de permitir o envio de fotos da árvore e o anexo de documentos obrigatórios, nos casos de supressão, conforme previsto na Lei Complementar nº 251/2010.

Segundo o titular da Pasta, Luciano Celêncio, o novo sistema representa um importante avanço na gestão das demandas ambientais. “Atualmente, as solicitações de poda e supressão de árvores são recebidas pela equipe técnica da Secretaria por meio de ofícios e indicações de vereadores, pelo canal 156 — nos casos de poda e vistoria de árvore seca ou doente — e também pelo Sem Papel, nos pedidos de corte. Até então, todas as informações precisavam ser inseridas manualmente no sistema Arbolink, para que o técnico realizasse a vistoria, emitisse o laudo e, posteriormente, a ordem de serviço. Esse processo manual gerava uma considerável demora no atendimento e nas respostas aos solicitantes”, explicou.

Com a integração entre o Sem Papel e o sistema Arbolink, as solicitações passam a ser encaminhadas automaticamente para a equipe técnica responsável, eliminando etapas manuais e proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento. A medida permite que os técnicos recebam as demandas de forma imediata, realizem as vistorias e emitam os laudos e ordens de serviço de maneira mais rápida e integrada.

Essa integração é mais um avanço tecnológico da administração do prefeito Helinho Zanatta, que tem investido na desburocratização dos processos públicos e na modernização dos serviços municipais, visando mais agilidade, transparência e qualidade no atendimento à população”, concluiu Celêncio.

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