A Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente; de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto, e permissionários do Mercado Municipal se reuniram na manhã de, terça-feira, 14/10, para alinhar as etapas finais e dar início ao funcionamento dos boxes provisórios instalados no estacionamento do Mercado.
Os boxes são compostos por uma estrutura modular, que vai oferecer muito mais conforto e segurança aos permissionários e frequentadores, com acabamento adequado, ligação independente de água e energia, além de sanitários individuais. O investimento total na locação dos módulos foi de R$ 300 mil e, dos 16 boxes, 15 são para os permissionários e um será para banheiros.
A instalação dos boxes foi concluída na sexta-feira, 10/10, após serviços de instalação de postes, pontos de iluminação e ligações elétricos da CPFL Paulista, e do Semae e da Concessionária Mirante, que executaram 13 pontos de água e esgoto.
A etapa atual, de infraestrutura, está quase finalizada, segundo o secretário-executivo de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Sérgio Ferreira da Silva. “Nos próximos dias serão finalizadas as interligações de água e esgoto nos boxes. A próxima etapa envolve a definição das cargas para instalação dos equipamentos que os permissionários necessitam. Alguns ainda precisam enviar as especificações dos equipamentos — como fritadeiras, fogões, coifas e balcões refrigerados — para definição das cargas”.
Também serão instaladas as portas nos boxes. A estrutura original contaria com toldos, sem nenhum custo aos permissionários, mas em reunião os permissionários manifestaram o desejo de instalar um outro tipo de estrutura como porta, que será comprada por eles e instalada gratuitamente pela empresa que montou os boxes. O início do funcionamento dos boxes ocorrerá após a instalação das portas.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Maurício Perissinotto, ressaltou o trabalho conjunto desde o incêndio ocorrido em julho. “Desde o dia do incêndio, as equipes não pararam de trabalhar. Nosso objetivo tem sido agilizar todas as etapas, inclusive as burocráticas, para garantir que todos possam retomar as atividades o quanto antes”, destacou.
O Mercado Municipal foi atingido por um incêndio na madrugada de 23/07, que comprometeu cerca de 25% da sua estrutura. Desde então, a Prefeitura, em parceria com a associação dos permissionários, tem trabalhado em soluções emergenciais para garantir a realocação e o atendimento aos comerciantes afetados.