Tocando Agora: ...

Prefeitura inicia instalação de boxes provisórios no Mercado Municipal

Publicada em: 03/10/2025 08:13 -

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente e de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, iniciou na quinta-feira, 02/10, a instalação de 16 boxes provisórios no Mercado Municipal, destinados aos permissionários afetados pelo incêndio que atingiu parte do espaço em julho deste ano. O prefeito Helinho Zanatta e os secretários Maurício Perissinotto e Luciano Celêncio acompanharam o início das instalações nesta manhã.

Também estiveram presentes Marcela Herling, representante da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, e Valkíria Callovi, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Os módulos, sendo 15 do tipo loja e um banheiro, possuem estrutura metálica branca, pé-direito de 2,87 metros, piso de placa cimentícia, instalações elétricas completas, janelas, cobertura e dimensões de 6,055 m x 3,025 m x 2,875 m. Os primeiros oito módulos chegaram na madrugada de hoje, enquanto os demais devem ser entregues até o final da semana, com previsão de conclusão da instalação até 10 de outubro. O bolsão de estacionamento ficará totalmente interditado ao público.

O incêndio, ocorrido na madrugada de 23 de julho, comprometeu cerca de 25% da estrutura do prédio e afetou diretamente 19 boxes, deixando os comerciantes sem espaço para trabalhar. Desde então, a Prefeitura articulou, em parceria com a Associação, a melhor forma de realocação e atendimento emergencial aos permissionários.

"Estamos iniciando a instalação dos boxes provisórios em parceria com a Associação, cumprindo nosso compromisso de oferecer suporte aos permissionários afetados pelo incêndio. Com essa ação, eles poderão voltar a trabalhar e ajudar o Mercado Municipal a recuperar todo o seu brilho. Nosso objetivo é garantir que o mercado continue sendo um espaço de referência e de atendimento à população, mantendo a tradição e a importância desse patrimônio histórico de Piracicaba", destacou Helinho Zanatta.

"Essa estrutura foi planejada para oferecer conforto aos permissionários e aos frequentadores do Mercado Municipal. Os módulos ficarão disponíveis até a conclusão da obra de reforma da parte afetada pelo incêndio, o que durará alguns meses. Sendo assim, chegamos ao consenso que o mais adequado seria a instalação de uma estrutura que pudesse oferecer maior segurança e praticidade, mesmo que, para isso, tivéssemos que aumentar um pouco o prazo inicialmente proposto para essa realocação dos permissionários. Tenho certeza de que essa solução diferenciada vai atender às expectativas de todos", acrescentou Perissinotto.

A escolha pela estrutura modular busca oferecer melhores condições de trabalho aos comerciantes e atendimento seguro aos frequentadores do Mercadão. Antes da instalação, foram finalizados os serviços de infraestrutura necessários: a CPFL Paulista concluiu a instalação de postes, pontos de iluminação e ligações elétricas, enquanto o Semae e a Concessionária Mirante executaram 53 metros de rede provisória de água e esgoto, com interligação à rede existente, e instalaram dois poços de visita.

"Os módulos oferecem acabamento adequado, ligação independente de água e energia, além de sanitários individuais. Cada loja poderá organizar sua estrutura de forma segura e higiênica, garantindo conforto e segurança para comerciantes e frequentadores", concluiu Celêncio.

O investimento total na locação dos módulos é de R$ 300 mil. 

RECONSTRUÇÃO – A gestão do Mercado Municipal é feita por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal. O prédio conta com seguro, contratado pela Associação, que será responsável pela condução do processo de reconstrução. O Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) já aprovou a liberação das obras. 

O MERCADÃO – Inaugurado em 1888, o Mercado Municipal de Piracicaba é considerado um dos mais antigos do Brasil. Tombado desde 1987 como patrimônio cultural do município, recebe aproximadamente 220 mil pessoas por mês.

A parte preservada do Mercadão segue funcionando normalmente de segunda a sexta-feira, das 6h às 17h30; aos sábados das 6h às 13h; e aos domingos e feriados das 6h às 12h.

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...