A Feira do Agronegócio Agrocaipirashow comemora o sucesso de sua edição 2025 com um aumento expressivo nos números de fechamento. A feira recebeu, em três dias, um público de cerca de 12,8 mil pessoas e alcançou R$ 26,9 milhões em transações comerciais e intenções de negócios. O evento aconteceu no início de agosto, no Distrito Industrial de Charqueada (SP) e contou com mais de 100 expositores, um crescimento de 30% em relação ao ano passado quanto a essas participações.
A 3ª edição foi marcada pela mudança de área, mais ampla e visível, com 40 mil metros quadrados à beira da Rodovia Hermínio Petrin (SP-308 – Km 191), um atrativo maior ao público, além do fato da entrada e do estacionamento serem gratuitos. “Foram pontos que impulsionaram o aumento de público em 300% em relação à edição de 2024, somados ao interesse maciço dos visitantes jovens, em sua maioria estudantes, especialmente da área do agronegócio”, destaca o engenheiro agrônomo e presidente da feira Jorge Calile Lima. Foram cerca de 1.000 estudantes das redes públicas municipais, estaduais e particulares de ensino, além de universitários da Esalq/ USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/ Universidade de São Paulo), entre outras.
Muitas autoridades da região e também nacionais - incluindo o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária no Estado de São Paulo, Estanislau Steck - e internacionais visitaram a feira durante os três dias, demonstrando o interesse e a atenção para seu potencial de crescimento.
Tecnologia agrícola e soluções de inteligência artificial, produtos e serviços, tudo com descontos especiais aos visitantes foi oferecido pelos expositores, incluindo agricultores familiares, de pequeno, médio e grande porte.
Shows musicais com artistas regionais em diferentes horários também marcaram a Agrocaipirashow. Em parceria com a Caravana AgroMulher, a feira trouxe como uma das novidades deste ano um encontro feminino que reuniu cerca de 80 mulheres do agro em uma tenda especialmente planejada para elas, com painéis de discussão de temas de interesse e sorteio de brindes fornecidos pelos próprios expositores.
Focada na pluralidade do agro, a edição do terceiro ano – ainda um bebê – já se consolidou como o maior evento aberto do agronegócio na Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), que engloba 24 municípios.
Segundo Jorge Calile Lima, a concretização do volume de negócios estabelecidos durante a feira permanece robusta aos expositores ao longo dos próximos dois a cinco anos. Ele celebra o sucesso da organização e a evolução da feira. “Ainda estamos no começo, mas a cada ano caminhamos para melhorias, com a proposta de oferecer um espaço acolhedor que atenda às necessidades dos produtores e produtoras rurais e do público que se interessa e compreende o valor do agro no nosso dia a dia.”
A Agrocaipirashow ainda não tem data estabelecida para 2026, mas a 4ª edição está prevista para acontecer novamente em agosto.