O MISP (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), localizado no Engenho Central, recebe a partir de hoje, 17/09, a Mostra Cine Futebol. Na abertura, será exibido As Primeiras, com início às 19h30 e entrada gratuita. A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e prossegue até a sexta-feira, 19/09.
Com direção de Adriana Yañez, o documentário As Primeiras tem duração de 1h17 e retrata a vida de um grupo de mulheres, na faixa etária dos 60 anos, que vivem nos subúrbios do Rio de Janeiro e guardam um passado comum: são a base da primeira seleção feminina de futebol do Brasil. Ao longo da história, elas relembram as experiências vividas em viagens pelo mundo nos anos 1980 e 1990. O filme acompanha de modo intimista a rotina de cada uma delas atualmente, refletindo para onde foram os planos sonhados, como lidam com a memória, escolhas e envelhecimento. A classificação etária é de 12 anos.
No segundo dia da mostra, amanhã, 18/09, a partir das 19h30, serão exibidos os filmes Ernesto No País Do Futebol - curta metragem infantil, com duração de 14 minutos e que conta as emoções de Ernesto, um garoto argentino apaixonado por futebol, mas que mora no Brasil em ano de Copa do Mundo; Naiá e a Lua - curta metragem infantil, com duração de 13 minutos e que retrata a pequena Naiá que se encanta pela lua ao ouvir da anciã de sua aldeia a história do surgimento das estrelas no céu; e Bá – curta metragem infanto-juvenil com duração de 14 minutos e que traz o personagem Bruno lidando com as mudanças na sua casa com a sua Bá (de Batchan, avó em japonês).
Para fechar a programação, na sexta-feira, 19/09, também com início às 19h30, será exibido Nhô Quim, o Caipira Centenário. A produção conta a história centenária do XV de Piracicaba, conhecido como Nhô Quim (nome de seu símbolo, um caipira de botas e chapéu de palha). A direção é de Bruna Epiphanio.

Antonio dos Santos Cardeal - Cardeal - 71 jogos - 57 gols
O documentário conta com depoimentos de atletas que vestiram a camisa zebrada alvinegra em várias fases (como Cardeal, Vadinho, Mika, Orlando, Biluca, Mané Bortolotti e Eloy), jogadores adversários (como Dudu, que era técnico do Palmeiras em 1976, o ano em que o XV conseguiu sua melhor classificação no Campeonato Paulista, profissionais de rádio e televisão e o escritor Cecílio Elias Netto, que também atuou como consultor do projeto.
A Mostra Cine Futebol conta ainda com a parceria da Pontos Mis, Rádio Piracicaba e Olhar Através.
SERVIÇO – Mostra Cine Futebol. Dias 17, 18 e 19 de setembro, sempre às 19h30. Entrada gratuita. Local: MISP - Galpão 8A do Engenho Central (Avenida Maurice Allain, 454). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 98286-6447, com Rober Caprecci.