Tocando Agora: ...

Aluna de 8 anos do Instituto Afropira é campeã na 10ª Volta do Mundo Bambas (VMB)

Publicada em: 16/09/2025 09:12 -

Após Elaine Teotonio ser campeã na Seletiva Musical, categoria Adulto, da 9ª edição da Volta do Mundo Bambas (VMB), realizada em junho em Brasília (DF), Piracicaba (SP) teve também uma representante campeã na categoria Infantil/Juvenil, na mesma Seletiva Musical, agora no 10º VMB. Alice Sátiro Vieira, de 8 anos, foi vitoriosa na edição realizada em Maricá (RJ), entre os dias 10 e 13 de setembro, daquele que é considerado o “maior campeonato de capoeira do mundo”.

 

Filha de pais capoeiristas e músicos (Pamela e Gustavo), aluna do Mestre Marquinho (capoeira) e de Elaine Teotonio (música), Alice demonstra seu talento desde bebê. Os pais também fazem aula no Instituto Afropira, em Piracicaba.

 

Quando foi aberta a seletiva, Elaine ensaiou seus alunos para se apresentarem e gravarem, conseguindo assim que, entre tantos talentos que o Instituto Afropira tem, fossem inscritos seis alunos, entre eles, Vinícius Teotonio, de 7 anos, filho de Elaine e Marquinho.

 

“Eu fiz esta parte de ensaio e gravação como uma vivência e para os alunos conhecerem este universo. Quando recebemos a notícia de que a Alice foi selecionada, foi uma emoção imensa. Ensaiá-la, preparar a música, a interpretação, organizar com Helena Modas que foi quem fez a roupa e com a Mirian Aguiar, que produziu o penteado dela (tranças), foi mágico. Estamos muito felizes com esta conquista”, comemora Elaine Teotonio.

 

Seletiva esportiva

 

Para participar da seletiva esportiva da Volta do Mundo Bambas, o atleta precisa ser selecionado em campeonatos parceiros do VMB. Um desses campeonatos é a Cicap (Copa Interior de Capoeira), realizada em julho, em que 100 atletas de 44 municípios vieram a Piracicaba. Os que ficaram entre o 1º e o 5º lugar tinham a chance de participar da seletiva do VMB.

 

Dois atletas do Instituto Afropira passaram e chegaram ao 10º VMB: Maria Eduarda Souza Christofoletti (Dudinha), na categoria Amador B Feminino (nascidos entre 1985 e 2006 com menos de 7 anos de capoeira), ficou entre os 4 finalistas. Gabriel Souza de Almeida (Ligeirinho), na categoria Infantil C Masculino (2014-2015), ficou entre os 16 melhores.

 

Atletas patrocinados pelo Afropira

 

O Instituto Afropira tem parcerias com grupos da região. Um atleta de Sumaré (SP) e um de Campinas (SP), ambos do grupo Capoeira de Valor do Mestre Cícero, alunos do Mestre Joguinho, se destacaram na Cicap – que foi a primeira experiência em campeonato de ambos.

 

Com a possibilidade de coachs de capoeira, além do professor/mestre, o aluno de capoeira pode trilhar um caminho como um atleta de alto rendimento e participar de uma equipe especializada neste treinamento.

 

Formado em Educação Física, com um trabalho de conclusão em que pesquisou o capoeirista como atleta de alto rendimento, Mestre Marquinho tem trabalhado com seus alunos preparando-os e levando-os a campeonatos, em que muitos deles têm alcançado o pódio em competições no interior.

 

Assim, Marquinho e sua parceira Elaine Teotonio criaram uma equipe de capoeiristas atletas, com o intuito de convidar alunos de outros grupos de capoeira para participarem destes treinamentos. Assim, foi feito o convite para esses atletas de Campinas e Sumaré. Lucas Ricardo Gonçalves de Brito (Carrapixo), que participou da categoria Juvenil C Masculino (2008-2009), chegou a passar fases e se destacou no VMB. Regis Victor Esechiel, foi o campeão na categoria Juvenil B Masculino (2010–2011).

 

“Regis foi passando por cada fase, uma emoção que não conseguimos explicar. Chegou nas quartas, onde a Dudinha tem chegado, e mesmo conhecendo esta sensação, para nós, foi uma experiência única. Mas ele tinha tudo para ganhar, então, sentamos momentos antes do jogo final, analisamos o concorrente dele, desenhamos uma proposta de jogo e, quando vi a execução, já senti que ganharíamos. Ouvir que ele ficou em primeiro lugar, foi algo que marcará para sempre minha caminhada. Meu primeiro atleta mentorado campeão”, afirma Mestre Marquinho.

 

Da Cicap para a VMB

 

Além de Regis, outros três atletas que passaram pela Cicap foram para Maricá e conquistaram a chance de competir no placo principal, ficando entre os 2 primeiros – no caso, os três ficaram em 2º lugar em suas categorias: Mariana Lopes Sales (Asa Branca), do município de Itapevi, competiu na categoria Juvenil B - nascidos em 2010 - 2011; Osmar Fraga Sobrinho (Mazinho), de Alvorada do Sul, participou da categoria Master Masculino e Luany Rafaele Saran (Cabeluda), de Americana, no Amador A Feminino (nascidos em 2007).

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...