A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, confirmou na quinta-feira, 04/09, o quinto óbito por dengue em Piracicaba em 2025. O resultado veio após exames do Instituto Adolfo Lutz e conclusão de investigação epidemiológica realizada pela Vigilância Epidemiológica Municipal. O caso é de uma paciente do sexo feminino, na faixa etária entre 50 e 59 anos, com comorbidades e residente na região Sul. Os outros quatro óbitos já confirmados foram de três pacientes do sexo feminino e um do sexo masculino, sendo três idosos e uma adulta, residentes nas regiões Sul e Oeste.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 02/09/25 – em dados provisórios – foram 22.422 notificações para a dengue com 5.913 casos positivos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2024, foram 54.818 notificações, 27.602 casos confirmados e 16 óbitos.
A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações orientativas e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira.
Os arrastões seguem aos sábados, removendo os inservíveis em cronograma que atende todas as regiões. Há também ações desenvolvidas em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações. Entre janeiro e julho deste ano foram recolhidas 101,88 toneladas de potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e febre amarela urbana.
VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h (exceto UBS Paulista, antigo Crab). A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.
DENÚNCIA – Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue, o registro pode ser feito no SIP 156. Outras orientações também podem ser obtidas no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.