Tocando Agora: ...

Barão da Serra Negra - 60 anos

Publicada em: 04/09/2025 07:14 -

Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

Foto Capa - Vitor Prates - Rádio Piracicaba

 

Nesta quinta-feira, 4 de setembro, o Estádio Municipal Barão da Serra Negra, a casa do XV de Piracicaba completa 60 anos.

História:

A ideia da construção do estádio surgiu no ano de 1953. O prefeito da época, Dr. Samuel Castro Neves, assinou a Lei nº 368, autorizando a desincorporação da classe dos bens de uso comum do povo e transferência para a classe dos bens patrimoniais do município de uma área de 48.767,52 m², que constituíam a Praça Barão da Serra Negra.

O projeto visava não só a construção do Estádio Municipal, mas também do Ginásio Municipal, tendo em vista que Piracicaba iria sediar os Jogos Abertos do Interior de 1955.

Ainda sob o comando de Dr. Samuel, foi criada a Comissão Pró Construção do Estádio Municipal, composta por 5 pessoas, que tiveram a incumbência de elaborar plantas, efetuar os pagamentos, obter donativos, proceder à venda das cadeiras cativas, elaborar os estatutos que regeriam seu funcionamento, entre outras questões.

Em 1960, já na administração de Francisco Salgo Castillon, foi publicada a Lei Municipal 924, autorizando a construção do Estádio Municipal e de três mil cadeiras cativas. As obras foram iniciadas somente no ano de 1961, com a derrubada de todas as árvores do bosque existente no local.

O JOGO DE INAUGURAÇÃO

Com grande público, na inauguração do “Gigante de Cimento Armado”, como foi chamado o novo estádio da cidade de Piracicaba, a equipe do Palmeiras visitou o XV de Piracicaba. A partida foi assistida por 15.674 pessoas, gerando a renda recorde de Cr$ 19.825.000,00. O XV de Piracicaba, do técnico Gilson Silva, foi escalado com Sílvio; Virgílio, Pescuma, Dorival e Chiquinho; Bastos e Emílio; Warner, Rodarte, Benê e Sabino.

Antes da partida houve o hasteamento das bandeiras por autoridades e também a benção do Estádio, procedida por Frei Estevam Maria.

No dia 7, o XV de Piracicaba novamente jogou em casa e o adversário foi o São Paulo. Mais uma vez o placar não saiu do 0 a 0.

O primeiro gol do estádio aconteceu somente no terceiro jogo, dia 19 de setembro, quando o XV de Piracicaba perdeu para o Corinthians por 3 a 1. Flávio, do Corinthians, foi o autor do primeiro gol do estádio.

No mesmo jogo, Pescuma fez o primeiro gol do XV na nova casa.

Relembre abaixo jogos históricos no estádio:

26/09/1965 – XV de Piracicaba 3 × 1 Comercial

Além de enfrentar o Trio de Ferro da capital, o XV de Piracicaba também foi derrotado pelo Guarani, no dia 22 de setembro. ‘Amaldiçoado’ em seu novo estádio, o XV recebeu o Comercial no dia 26 e com gols de Chiquinho, Tabai e Benê finalmente conseguiu sua primeira vitória no Barão da Serra Negra. Porém, ao final do campeonato, a equipe acabou rebaixada por ter somado um ponto a menos que a Portuguesa Santista.

Amistoso Internacional – XV de Piracicaba 2 x 6 Seleção da Romênia

No dia 23 de janeiro, o XV de Piracicaba realizou um amistoso comemorativo à vitória no Torneio do Acesso contra a Seleção da Romênia em pleno Estádio Barão da Serra Negra (inaugurado dois anos antes). A comemoração era tão importante que o governador do estado, Abreu Sodré, marcou presença na partida fazendo questão de participar da solenidade. O XV acabou, levou uma goleada : 6 a 2. Na ocasião seriam entregues as faixas aos campões do acesso de 1967. Aos 25 minutos, o juiz paralisou a partida. Um pára-quedista de Rio Claro saltou no meio do Barão trazendo uma bandeira do XV. O estádio ovacionou a iniciativa.

Na primeira partida de seu retorno à Divisão Especial, o XV empatou com o Comercial em 2 a 2, no dia 28 de janeiro de 1968.

27/08/1972 – XV de Piracicaba 1 x 0 Santos

A única que vez que Pelé saiu derrotado contra o XV de Piracicaba foi justamente na última vez que enfrentou o Nhô Quim, no Estádio Municipal Barão da Serra Negra. Partida válida pelo Campeonato Paulista de 1972.

XV de Piracicaba: Roque; Volmil, Jurandir, Macalé e Arlindo; Ademir e Naves; Ditinho, Pitanga, Cassiano (Carlos Frank) e Du.

Santos: Cejas; Orlando, Paulo, Altivo e Zé Carlos; Clodoaldo (Leo) e Nenê; Roberto Carlos, Alcindo (Ferreira), Pelé e Edu.
Gol: Ditinho (37 -1).
Árbitro: José Clemente de Oliveira.
Renda: Cr$ 47.133,00
Público: 9.649

 

28/08/1976 – XV de Piracicaba 1 × 0 São Bento

Rebaixado em 1965, o XV de Piracicaba voltou em 1967. A equipe fez campanhas modestas até que, em 1976, com uma campanha de respeito, o time disputou o título contra o Palmeiras até o fim, mas não conseguiu alcançar o alviverde. No dia 28 de agosto, a equipe então recebeu o São Bento, venceu por 1 a 0 e confirmou o vice-campeonato paulista, sua melhor colocação estadual na história.

07/12/1977 – XV de Piracicaba 1 × 0 Flamengo (RJ)

Convidado a participar do Campeonato Brasileiro de 1977, o alvinegro piracicabano se mostrou competitivo. Classificou-se na primeira fase e teve pela frente Cruzeiro, Flamengo, Grêmio Maringá e ABC. O tradicional clube carioca tinha em seu elenco nomes como Rondinelli, Toninho Baiano, Júnior, Carpegiani, Adílio e Cláudio Adão.

Nardela marcou o gol da vitória quinzista em um jogo até hoje muito relembrado pelos torcedores. O time avançou até a terceira fase e terminou o torneio na 22ª colocação.

30/11/1983 – XV de Piracicaba 3 × 2 Bandeirante

Em um quadrangular com Nacional, Bandeirante e Noroeste, apenas um subia diretamente para a elite. O XV venceu o Nacional na estreia, em casa, e o Bandeirante, na sequência, fora. Depois enfrentou o Noroeste duas vezes, com um empate fora, e uma vitória em casa. Então, na quinta rodada, o time piracicabano recebeu o Bandeirante para o jogo que valeria o título.

Carluccio abriu o placar para o XV aos sete minutos, mas Dicão, aos 13, empatou. Já no segundo tempo, Lima colocou o XV novamente em vantagem aos 20 minutos. O resultado já daria o título e Chicão, ex-São Paulo e Seleção Brasileira, ainda fez o terceiro, aos 39. Paulo César, nos acréscimos, ainda descontou para o Bandeirante, mas não impediu a festa da torcida quinzista, que pela primeira vez comemorava um título no Barão da Serra Negra. Não se tem o borderô deste jogo, mas muitos dizem que foi o maior público do Barão da Serra Negra.

03/12/1995 – XV de Piracicaba 2 × 0 Volta Redonda (RJ)

O XV de Piracicaba voltava a disputar um título no ano de 1995.

Rebaixado no Paulistão daquele ano, a equipe teve a Série C do Campeonato Brasileiro no segundo semestre. Com um forte aporte financeiro da TAM, o time conquistou o acesso e foi para a final.

Disputada em dois confrontos contra o Volta Redonda, a final começou em Piracicaba. No dia 3 de dezembro, o XV recebeu a equipe carioca e venceu por 2 a 0. O resultado foi um grande passo para o título, conquistado na semana seguinte com vitória em Volta Redonda por 1 a 0, gol do zagueiro Biluca.

19/06/2005 - XV de Piracicaba 3 x 1 Monte Azul

Conquista o acesso para Série A2 do Campeonato Paulista. No Barão da Serra Negra, mais uma vez com recorde de público 22.025 torcedores e comemoraram o a volta do XV de Piracicaba, ao vencer o Monte Azul por 3 a 1, gols de Rodrigo Hote, Ronaldo e Marcos Rogério. Este até hoje é o maior público da A3 do Paulista.

07/05/2011 – XV de Piracicaba (4) 2 × 2 (2) Guarani

Em jogo único, a decisão entre XV de Piracicaba e Guarani colocou 18.693 pagantes no Barão da Serra Negra, que viram Rodrigo Paulista abrir o placar para os visitantes aos dez minutos. O mesmo Rodrigo Paulista acabou expulso aos 22, e Adílson do XV de Piracicaba empatou o jogo aos 33. Ainda no primeiro tempo, Marcos Denner colocou os visitantes novamente em vantagem, aos 42.

O segundo tempo foi regado de muita tensão e aos 32 Adílson marcou novamente e empatou a partida, que foi para a prorrogação. Foram mais 30 minutos sem gols e o Barão de Serra Negra conheceria sua primeira decisão por pênaltis no futebol profissional. Após três defesas – duas para o XV e uma para o Guarani –, Marlon fez a última cobrança e deu mais um título para a história do XV de Piracicaba no Barão de Serra Negra.

19/11/2016 XV de Piracicaba 2 x 0 Ferroviária

O primeiro título da Copa Paulista, veio no ano de 2016. No primeiro jogo no Barão da Serra Negra a vitória em cima da Ferroviária por 2 a 0, os gols marcados por Rafael Gomes. A segunda partida aconteceu em Araraquara. Público em Piracicaba, foi de 11.094.

08/10/2022 – XV de Piracicaba 3 x 1 Marília

No primeiro jogo da decisão da Copa Paulista de 2022, o XV de Piracicaba foi superior e derrotou o Marília pelo placar de 3 a 1, gols marcados por Matheus Martins, Vinícius e Vitor Braga. O Barão da Serra Negra, contou com um público de 13.470 torcedores.

Até então tivemos muitos jogos, muitos times vieram jogar em Piracicaba, alegrias, tristezas, tudo já se passou pelos lados da Rua Silva Jardim.

O maior artilheiro do Estádio Municipal Barão da Serra Negra, desde a sua inauguração em 1965, é Joaquim Orlando Pitanga, mais conhecido como Pitanga, atuou pelo XV de Piracicaba em 360 partidas, fez 91 gols, desses 35 gols foram marcados no Barão da Serra Negra.

Artilheiros da história do Barão da Serra Negra desde sua fundação (1965) até os dias de hoje.

1.    Orlando Pitanga – 35 gols

2.    Brandão – 32 gols

3.    Paulo Luiz Beraldo - Paulinho – 24 gols

4.    Dicão – 21 gols

5.    Adilson – 20 gols

6.    Marlon 19 gols

7.    Zé Luis – 18 gols

8.    Sérgio Ernest Cedeerbom - Serginho – 18 gols

9.    Lima – 18 gols

10. Eduardo Luiz - Perrela 18 gols

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...