Por Vitor Prates – Rádio Piracicaba
Foto: Getty Images
A Copa do Mundo de 2026, vai ser sediada nos Estados Unidos, Canadá e México, nesta edição será a primeira vez que contará com 48 seleções participantes. A disputa acontecerá entre 11 de junho e 19 de julho.
Nesta sexta-feira, 22 de agosto, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump, direto da Casa Branca, em Washington, anunciou quer o sorteio do Mundial será realizado no dia 5 de dezembro, no Kennedy Center, em Washington DC, às 13h (de Brasília).
O sorteio vai definir os 12 grupos com quatro seleções em cada para a competição. E o Brasil já tem presença garantida na próxima Copa, mesmo ainda restando duas rodadas para o fim das eliminatórias sul-americanas.
Os Estados Unidos serão o país sede com mais estádios presentes na próxima Copa, serão 11 no total, cinco deles utilizado no Mundial de Clubes deste ano. O México contará com três estádio, incluindo o Azteca, enquanto o Canadá apenas dois.
Durante o anúncio, feito no Salão Oval da Casa Branca, Infantino ainda deixou que Trump segurasse a taça da Copa e entregou um ingresso para a final do torneio, no dia 19 de julho, no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
Por enquanto, 13 seleções já estão garantidas na Copa do Mundo de 2026, incluindo o trio de anfitriões, além de Argentina, Equador, Japão, Irã, Uzbequistão, Jordânia, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Brasil.
As duas melhores de cada grupo, mas os oito melhores terceiros colocados avançam para o mata-mata.
Divisão de vagas
O aumento no número de seleções mexeu com a distribuição de vagas pela Fifa nas Eliminatórias. Veja como é o cenário atualmente:
- Europa: 16 vagas
- América do Sul: 6 vagas
- América do Norte e Central: 6 vagas
- Ásia: 8 vagas
- África: 9 vagas
- Oceania: 1 vaga
- Playoff: 2 vagas