Reforçando o compromisso com a transformação social por meio da educação, da cultura e da inclusão digital, o Pecege doou 16 notebooks para a Casa do Hip Hop, na última terça-feira (15). A entrega dos equipamentos foi uma iniciativa comunitária realizada pelo Instituto que visa promover oportunidades reais para jovens da periferia por meio do programa ‘Bora pro Trampo’.
Idealizado pela Casa do Hip Hop, o programa ‘Bora pro Trampo’ foi criado com a missão de quebrar barreiras sociais proporcionando oportunidades para que jovens das comunidades desenvolvam suas habilidades e conquistem espaço no mercado de trabalho.
Segundo o coordenador geral da Casa do Hip Hop, Ubirajara Cristiano de Barros Sabino, (conhecido como Bira), ao oferecer acesso gratuito a uma variedade de cursos técnicos e profissionais, o programa busca capacitar e transformar vidas, mudando realidades por meio da educação.
“Os computadores serão fundamentais para ampliar o acesso da juventude local a cursos gratuitos de qualificação profissional, promovidos junto com instituições parceiras. “Os jovens querem participar, mas não têm estrutura em casa. Agora estamos preparados. Vamos colocar os computadores à disposição até a conclusão dos cursos”, afirma Bira.
De acordo com o presidente do Instituto Pecege, Ricardo Shirota, essa contribuição da Instituição para a comunidade é extremamente valiosa “porque alinha com o propósito de buscar parcerias positivas que fortalecem os ideais da missão institucional do Pecege de buscar mecanismos de disseminação de conhecimentos de qualidade para o maior número possível de pessoas”, pontua Shirota.
Hip Hop
Com 22 anos de atuação em Piracicaba, e mais de 300 pessoas atendidas por semana, a Casa do Hip Hop é reconhecida como um espaço de resistência cultural, formação cidadã e protagonismo juvenil. O trabalho voluntário de dezenas de pessoas permite que o espaço ofereça uma ampla programação gratuita, que vai de aulas de dança, costura e música até oficinas de agricultura urbana, comunicação, biblioteca comunitária, cursinho popular, além de uma rádio web.
“A Casa se tornou um centro de convivência e desenvolvimento humano. Tudo o que fazemos aqui é com o coração, verdade e com o sonho de que cada pessoa possa viver com dignidade”, destaca Bira, e completa dizendo que o apoio do Pecege chega em um momento crucial, em que há demanda crescente por cursos de capacitação e acesso a ferramentas digitais. “Essa parceria é verdadeira, é troca real. Doa-se não só equipamento, mas esperança, autoestima e oportunidade”, destaca.
Atualmente a Casa do Hip Hop está distribuída em diferentes territórios da cidade, como nos bairros Pauliceia, Jardim Glória e Parque Piracicaba, onde mantém outras unidades voltadas à formação comunitária. Para Bira, essa rede de apoio só é possível porque há um profundo respeito pela identidade local. “A periferia é potência. A gente não quer sobreviver, a gente quer viver com qualidade! Nós somos do tamanho do nosso sonho”, ressalta.
Para quem quiser conhecer, participar, contribuir ou se voluntariar à Casa do Hip Hop, mais informações podem ser obtidas por meio do site https://www.casadohiphop.com.br/ https://www.casadohiphop.com.br/boraprotrampo.