38. Inefável
Como já disse em outras oportunidades, me interesso por palavras e seus significados. Adoro, usar palavras que considero raras.
Inefável é uma delas! Tem um significado tão sublime, que fica difícil usá-la como um adjetivo no nosso cotidiano.
Inefável se origina do latim, ineffabĭlis, 'inexprimível, indizível'.
Significa: que não se pode nomear ou descrever em razão de sua natureza, força, beleza; indizível, indescritível; que causa imenso prazer; inebriante, delicioso, encantador.
O que você conhece que mereça tal adjetivo?
Para mim, inefáveis, são os amanheceres, principalmente no outono, o céu se pinta de cores incríveis e muda muito rápido. Você olha e tem tons de rosa e azul, daqui a pouco está amarelo e laranja, nunca são iguais e são sempre especiais.
Ainda falando em céu, inefável para mim, é também observar as estrelas, os planetas, a Lua, é uma dança constante de corpos celestes, que me encanta. Uma noite dessas, acordei de madrugada e olhei pela janela, o céu limpo, com a Lua parecendo um sorriso e ao dela uma estrela muito brilhante. Parecia uma pintura, na verdade a “estrela” era o planeta Vênus, chamada de a “Estrela Dalva” que devido ao seu brilho intenso, é frequentemente confundido com uma estrela.
Por que o chamam assim? Porque por vezes, é o primeiro objeto a ser visto no céu noturno antes do nascer do sol (alvorada) ou o último a desaparecer após o pôr-do-sol.
“A estrela d'alva
No céu desponta
E a lua anda tonta
Com tamanho esplendor
E as pastorinhas
Pra consolo da lua
Vão cantando na rua
Lindos versos de amor
Linda pastora
Morena da cor de Madalena
Tu não tens pena
De mim que vivo tonto com o teu olhar
Linda criança
Tu não me sais da lembrança
Meu coração não se cansa
De sempre e sempre te amar.”
Música: Estrela Dalva de Herivelto Martins e Castro Barbosa.
Colunista:
Wana Narval
Cantora, pedagoga, licenciada em Música, mestre em Educação e escritora, é uma artista atuante na cidade de Piracicaba, participando de diferentes projetos culturais. Já cantou como back vocal com a dupla Cézar e Paulinho e foi vocalista na banda Opus, Falando da Vida, Revivendo. Intérprete versátil e eclética, domina diversos estilos musicais e canta em variadas línguas, atualmente integra a Banda Claro Cristal, Banda JáQue, Ternamente eclético, Casa de Noel, como a Mamãe Noel e o Duovox.
Instagram @wananarval