Foto - Rubens Cardia - Câmara de Vereadores de Piracicaba
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na segunda-feira (2), durante a 74ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 173/2024, que homenageia o professor e político Antonio Carlos de Mendes Thame com a denominação do Centro de Formação Educacional localizado no endereço que abrigou a Pinacoteca Miguel Dutra (rua Moraes Barros, 233, no Centro). A proposta foi apresentada pelo vereador Anilton Rissato (PP).
Piracicabano nascido em 13 de junho de 1946, Thame formou-se em engenharia agronômica pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) e em direito pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas. Também foi mestre em economia rural pela Esalq e professor licenciado do Departamento de Economia da mesma instituição. Apresentou o programa "Viver Sustentável", da Rede Vida.
Na vida pública, destacou-se como prefeito de Piracicaba (1993-1996) e secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras durante os governos Mário Covas e Geraldo Alckmin (1999-2002). Foi o primeiro presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) e teve uma longa carreira no Congresso Nacional, sendo eleito deputado federal em diversas legislaturas. Fundador do PSDB, migrou para o Partido Verde (PV) em 2016.
Durante a votação do projeto, vereadores destacaram a relevância do homenageado, que faleceu aos 75 anos, em 28 de abril de 2022, e era casado com a ex-vereadora e atual secretária municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Ferruzzi Thame.
Paulo Campos (Podemos) afirmou que Mendes Thame era um "exímio professor e muito trabalhador", enquanto Pedro Kawai (PSDB) ressaltou que ele foi "um dos maiores nomes da política nacional" e um representante importante de Piracicaba em Brasília.
Já Sílvia Morales (PV), do mandato coletivo "A cidade é sua", enfatizou que Mendes Thame "trouxe vários feitos para a cidade, para o Estado e para o país" e que a homenagem é "mais do que merecida".