Para ampliar a atuação do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), a Prefeitura de Piracicaba regulamentou oficialmente o núcleo por meio da Portaria SMS nº 42/2024 publicada no Diário Oficial do Município da última terça-feira, 15/10, seguindo as orientações da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Ministério da Saúde.

Essa tratativa é mais um presente para o Samu que neste ano completou 20 anos de serviços prestados à população de Piracicaba e região. Vale destacar que agora a cidade fica sendo a segunda no Estado de São Paulo a regulamentar o funcionamento do NEU. Outra conquista recente é a entrega da certificação ao Samu 192 no Conselho Federal e Regional de Medicina (CFM e CRM), pleiteado há décadas pela SMS”, enfatizou o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, que visitou a unidade na última quinta-feira, 17/10.

O NEU/Samu foi criado para ser espaço de saber interinstitucional de formação, capacitação, habilitação e educação permanente de recursos humanos para as urgências, tendo como integrantes as secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, hospitais e serviços de referência na área de urgência, escola de bombeiros e polícias, instituições de ensino superior, de formação e capacitação de pessoal na área de saúde, escolas técnicas e outros setores que prestam socorro à população, de caráter público ou privado, de abrangência municipal, regional ou estadual.

Desta forma, conforme explica a nova portaria, o Núcleo de Educação em Urgências de Piracicaba tem diversas competências, entre elas: Atuar no controle da execução do Plano Municipal de Atenção às Urgências, no âmbito das estratégias que visam a educação continuada na área de urgências; Ampliar os espaços de divulgação de ações de promoção e prevenção aos agravos agudos à saúde realizando palestras, seminários, simulados de emergência e catástrofes, estimulando a ampla participação da sociedade; Promover programas de formação e educação continuada na forma de treinamento em serviço, a fim de atender ao conjunto de necessidades diagnosticados em cada região; Capacitar recursos humanos envolvidos em todas as dimensões de atenção regional, ou seja, pré-hospitalar (unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família, pré-hospitalar móvel, pré-hospitalar fixo e todo complexo de atendimento em saúde); e Certificar profissionais novos e recertificar a cada dois anos os profissionais atuantes no SAMU.

É essencial investir em educação em urgências para preparar profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, onde cada segundo conta na tomada de decisões que podem salvar vidas e oferecer uma nova chance", enalteceu Juliana Baldan de Barros, enfermeira e responsável técnica pelo NEU/Samu.

EQUIPAMENTO – Com a nova portaria em vigor, a SMS firmou nova parceria via Coapes (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde), com a Universidade Anhembi-Morumbi, responsável pelo curso de medicina na cidade, e disponibilizou um dos simuladores digitais mais modernos existentes para o NEU/Samu, conhecido como NursingAnne. O investimento foi de R$ 57 mil.

O simulador é um manequim concebido para treinamento baseado em cenários com o fim de cuidado e supervisão de uma ampla diversidade de pacientes em hospital, por exemplo. “Este simulador é o que temos de mais moderno para o treinamento das equipes de urgência e emergência. É um manequim eficiente, eficaz e flexível para treinamento clínico, bem como na análise e cuidado geral da paciente. Com isso, o treinamento pode ser considerado o mais realístico possível com avaliação em tempo real da situação clínica”, enfatizou Rafael Rezende Ferreira, médico e responsável técnico pelo Samu Piracicaba.

Vale destacar que o simulador tem cabeça com marcas anatômicas, traqueia e esôfago, junto com pulmões e estômago simulados permitem a prática de muitos procedimentos. “Ele também emite sons cardíacos, respiratórios e intestinais, normais e anormais. Também tem braço de pressão sanguínea que permite o apalpamento e a auscultação realísticos. Tudo isso é controlado pelo instrutor do treinamento por meio de um mini-computador instalado dentro do manequim”, completou Rafael.

MANUTENÇÃO – As instalações do Samu receberam pequenas reformas e nova pintura interna e externa. “A equipe de manutenção da Secretaria de Saúde concluiu a pintura do Samu e, agora, após 20 anos, está com as cores no padrão preconizadas pelo Ministério da Saúde”, finalizou Carvalho.


Deixe seu Comentário