9. Professores

Quando criança sempre estudei em escola pública, as escolas públicas eram sinônimo de excelência. Tive ótimos professores e com exceção da matemática que nunca foi meu forte, eu era uma ótima aluna, eu realmente gostava de aprender. Ainda gosto muito de aprender coisas novas e ter novos desafios, até por isso que aceitei escrever semanalmente essas crônicas.

É sempre um desfio começar algo novo, e lecionar também é um grande desafio. Cada vez em que você entra na sala de aula, por mais preparado que esteja, é desafiador. Ao longo dos anos, ensinar foi ficando cada vez mais difícil e não é porque qualquer um que der um “google” já sabe muito sobre o assunto ao qual você passou horas se dedicando para ensinar. Mas é, infelizmente, pelo papel em que o professor deixou de exercer na sociedade, como um todo. Então, alguns acreditam que basta o acesso a internet para saber.

Mas, mesmo em cursos à distância é preciso ter o profissional especialista no assunto, para preparar o material, para esclarecer dúvidas e até mesmo avaliar desempenho do aluno. Não se pode negar que a internet facilitou muito as coisas, antes para se obter tanta informação num só lugar, as famílias precisavam adquirir enciclopédias caríssimas e estas eram quase um patrimônio familiar passado de geração para geração, hoje você nem precisa clicar, basta falar no seu celular que uma busca em segundos te dá muita informação. Porém só informação basta para se obter conhecimento?

Informação: conjunto de conhecimentos reunidos sobre determinado assunto ou pessoa.

Conhecimento: conhecer; ato de perceber ou compreender por meio da razão e/ou da experiência.

No dicionário são palavras com significados bem distintos e talvez isso é que precise der levado em consideração. Para se ter conhecimento é necessário ter experiência, compreender de acordo com uma vivência. E é aí que entram os professores, com o saber adquirido após sua experiência para informar de maneira correta e pelo prisma do afeto. Afinal, ser professor é muito mais que apenas ensinar, nós também damos suporte emocional, motivamos e inspiramos.

“Professores

Protetores das crianças do meu país

Eu queria, gostaria

De um discurso bem mais feliz

 

Porque tudo é educação

É matéria de todo o tempo

Ensinem a quem sabe de tudo

A entregar o conhecimento

Ensinem a quem sabe de tudo

A entregar o conhecimento

 

Na sala de aula

É que se forma um cidadão

Na sala de aula

É que se muda uma nação

Na sala de aula

Não há idade e nem cor

Por isso aceite e respeite o meu professor.”

 

Música: Anjos da guarda de Leci Brandão.

 

Parabéns, colegas professores!


Colunista:

 

Wana Narval

Cantora, pedagoga, licenciada em Música, mestre em Educação e escritora, é uma artista atuante na cidade de Piracicaba, participando de diferentes projetos culturais. Já cantou como back vocal com a dupla Cézar e Paulinho e foi vocalista na banda Opus, Falando da Vida, Revivendo. Intérprete versátil e eclética, domina diversos estilos musicais e canta em variadas línguas, atualmente integra a Banda Claro Cristal, Banda JáQue, Ternamente eclético, Casa de Noel, como a Mamãe Noel e o Duovox.

Instagram @wananarval

Email wanabackvocal@hotmail.com

Deixe seu Comentário