A Guarda Civil Metropolitana (GCM) recebeu 14 novas viaturas e quatro motocicletas para renovação e modernização da frota de patrulhamento. A entrega oficial foi realizada na manhã de hoje, terça-feira, 23/04, durante a cerimônia de aniversário dos 121 anos da GCM, que aconteceu no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, com a presença de autoridades do governo municipal, Legislativo, Judiciário e representantes das forças de segurança municipal e estadual.
Os novos veículos foram locados por meio de licitação. São 14 Volkswagen T-Cross 0Km, equipados e adesivados com a identificação visual da corporação, além de quatro motocicletas Suzuki Modelo V Strom650 XT, 0Km, também equipadas. Os novos veículos permitem que a corporação amplie, renove e modernize a frota, otimizando os serviços oferecidos à população.
A cerimônia teve início às 9h com a execução dos hinos pela Banda da Guarda Civil Municipal e a presença à mesa do prefeito Luciano de Almeida; o comandante da GCM, Sidney Miguel da Silva Nunes; a comandante do 10 Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente coronel Silvia Andréia Mantoani; o diretor do Deinter 9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), Kleber Altale; o juiz diretor do Fórum de Piracicaba, Marcos Douglas Veloso Balbino da Silva; e o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner Oliveira.
O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, destacou o compromisso da atual gestão de investir na estrutura da Guarda Metropolitana, e a importância de municipalizar a segurança pública como um caminho para que ela atue mais diretamente em ações de combate à criminalidade. “A nossa Guarda está sendo preparada para assumir esse papel definitivo de ser a força de segurança do nosso município e da região, em parceria com as instituições. Se funciona aqui em Piracicaba, é porque elas trabalham em conjunto. E precisamos ter muito carinho e cuidado para manter essa posição da cidade mais segura do estado de SP.”
O comandante da Guarda, Sidney Nunes, também lembrou os dados divulgados pelo Instituto Sou da Paz no final de 2023, que colocaram Piracicaba pelo segundo ano consecutivo como a cidade mais segura do estado. O município registrou o menor Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV), que abrange os crimes contra a vida, contra a dignidade sexual e patrimoniais, em cidades com população entre 200 e 500 mil habitantes.
“A GCM sempre teve em seu histórico um trabalho compromissado, vocacionado e executado por pessoas com grande interesse na manutenção da ordem pública. São agentes com espírito elevado que são capazes de ir às últimas consequências para proteger a vida e o direito das pessoas. Nosso compromisso com a licitude talvez seja a resposta para tamanha longevidade.”
O diretor do Deinter 9, Kleber Altale, lembrou o trabalho que ele tem de mais de 40 anos com a Polícia Civil em parceria com a GCM, e a importância dessa união de forças para o município. “A GCM de Piracicaba, além de fazer um bom trabalho, é um exemplo de dedicação, eficiência e um modelo para todos os municípios do estado de São Paulo”, declarou.
“Minhas palavras são de gratidão por fazer parte deste momento, as forças de segurança da nossa cidade trabalham juntas e em parceria, e isso faz muita diferença, esse trabalho conjunto. E a Guarda Civil de Piracicaba é uma parceira de muita importância para o 10º BPMI”, declarou a tenente-coronel da PM, Silvia Mantoani.
FROTA – Com a entrega, a frota da GCM passa a contar com 50 veículos entre viaturas de patrulhamento e do administrativo, e 14 motocicletas.
Atualmente, a GCM tem um efetivo de 362 guardas, sendo 61 mulheres, com grupamentos Ciclístico, Canil, setor de Direito Animal, setor de Trânsito, os pelotões Ambiental e Escolar, as patrulhas Rural e Maria da Penha, a Central de Operações (COP) e Central de Monitoramento Eletrônico (Cemel), além da Corregedoria, Ouvidoria, as viaturas de área, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO).
A GC está presente de maneira fixa em diversos equipamentos públicos, como o Centro Cívico, a Câmara Municipal, Unidades de Pronto Atendimento e em quatro inspetorias regionais localizadas em Santa Teresinha, Noiva da Colina, Paulicéia e na Rua do Porto, além da Sala Maria da Penha, localizada no prédio administrativo ao lado do Terminal Central de Integração (TCI), na avenida Armando de Salles Oliveira, 2001. A sede da corporação está localizada na rua Benedito Bonzon Penteado, 645, Bairro Verde. A população pode acionar a GCMP por meio do telefone 153.