No final do ano passado, todos os clubes de Piracicaba, tiveram o primeiro encontro com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) para discutir o destino dos resíduos sólidos.

Preocupados com a questão da sustentabilidade, diretoria e funcionários do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região já haviam iniciado o trabalho de adequação referente ao destino do lixo gerado na rotina e em especial, nos grandes eventos proporcionados no espaço do Clube Recreativo dos Metalúrgicos.

Em conjunto com uma empresa terceirizada especialista no assunto foi dado início e atenção as exigências do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e a construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos localizado em uma área que pertence ao Clube. No local foram instaladas bags para o recebimento de materiais como, papelão, ferro velho, alumínio e plástico.

O PGRS é um documento que entre muitas exigências aponta práticas ambientalmente adequadas, desde a segregação até a destinação final. 

O presidente do Sindicato, Wagner da Silveira (Juca), disse que foi feita a classificação de todos os resíduos gerados desde a varrição, lixo orgânico, resíduo de obras, produtos químicos, latinhas e recicláveis. E a certificação PGRS veio para selar o comprometimento da entidade “Temos total consciência que todos nós geramos muito lixo diariamente, e o Sindicato como entidade, tendo com ele um Clube precisa ter atenção aos riscos e danos para o meio ambiental. As pessoas podem frequentar o local de lazer tendo a certeza, que existe o cuidado ambiental.  É orgulho ser o primeiro clube de Piracicaba a ter a certificação”.

Segundo Davi dos Santos Cruz, responsável pela Gestão Ambiental do Sindicato, o passo dado revela o comprometimento da entidade com o meio ambiente e a responsabilidade de cada espaço pelo seu próprio resíduo. “Temos a empresa que faz a coleta, a empresa que aceita o descarte, e dentro do Centro de Resíduos a separação é realizada, estabelecendo o processo de logística reversa”.

O presidente do Sindicato, diz que o trabalho também facilitará o controle anual de resíduos, como a quantidade de produtos gerados, completando a gestão de todo o gerenciamento. “Os planos com relação a sustentabilidade não param por aqui. Temos dentro do Sindicato, Comitês com ações práticas de ESG (Meio ambiente, Social e Governança) que fomentam nosso zelo a toda uma sociedade. E em breve, novos projetos serão implantados”. 

 

Texto Flavia Vieira – Assessoria de Imprensa Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região

Deixe seu Comentário