A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na manhã de hoje, 21/03, o projeto Zera Fila, que consiste na contratação de serviços em diversas especialidades para encerrar com a lista de espera para consultas, exames e demais procedimentos represados durante os últimos anos, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19. Em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, na Estação da Paulista, o prefeito Luciano Almeida e o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, apresentaram as ações iniciais que são a Telemedicina com previsão inicial de 42 mil consultas virtuais nos próximos 12 meses e o Ônibus de Saúde Móvel da Mulher, que vai ofertar mais de 12 mil exames nos próximos seis meses em três especialidades, por meio da adesão ao Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde), totalizando 54 mil procedimentos. Também participaram da solenidade autoridades em saúde, vereadores, coordenadores de departamentos da SMS, além da população em geral.

O prefeito Luciano Almeida destacou que conseguir realizar o projeto Zera Fila é um sonho que está saindo do papel. “Nos últimos anos passamos por dificuldades, muitas delas ainda em decorrência da pandemia. Agora, com a adesão ao Cismetro, estamos realizando um projeto muito importante para a saúde. O ônibus com procedimentos voltados à saúde da mulher que está aqui na Estação, mas será itinerante. A Telemedicina, por meio do cartão Pira Cidadão, é um mundo novo para os piracicabanos e mais uma porta de acesso aos serviços na palma da mão, via internet. A pessoa não vai precisar sair de casa para fazer a consulta e todos os documentos necessários para os pacientes ficam disponíveis no aplicativo, como receituário e atestados, por exemplo. É uma forma para que as pessoas com sintomas mais leves nos atendimentos clínicos e de pediatria não precisem ir até a UPA, evitando filas”, disse.

MULHER – O Ônibus de Saúde Móvel da Mulher fica, inicialmente, na Estação da Paulista (Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1580) para a oferta diária de 40 exames de mamografia (rastreio), 36 de ultrassom transvaginal e outros 36 de ultrassom bilateral, todos voltados às mulheres classificadas como casos prioritários ou que estão há mais de dois anos aguardando por algum destes procedimentos. “Esperamos atender cerca de 12 mil mulheres que estão na fila de espera por estes procedimentos em até seis meses. Além disso, em breve vamos ampliar as ações do Zera Fila para as áreas de oftalmologia e de exames de colonoscopia e endoscopia. É importante lembrar que as pessoas que estão neste grupo prioritário serão contatadas pela Secretaria e informadas da disponibilidade dos exames e será realizado o agendamento, portanto, é muito importante que estas pacientes estejam com seu cadastrado atualizado no cartão Pira Cidadão”, explicou o secretário de Saúde.

TELEMEDICINA – O serviço de Telemedicina acontece com o conceito de ofertar mais comodidade e segurança aos pacientes, que podem cuidar da saúde sem precisar sair de casa e com menos tempo de espera. A consulta pode ser realizada pelo aplicativo do cartão Pira Cidadão ou pelo site www.portal.piracicaba.sissonline.com.br a partir desta sexta-feira, 22/03, às 17h. O atendimento acontecerá de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, e aos sábados, domingos e feriados, 24h/dia.

É importante destacar que os serviços de atendimento médico são via internet, por videoconferência e orientação médica realizada por clínico geral e pediatra para baixa complexidade. “O atendimento será em horário alternativo ao funcionamento das unidades de saúde da Atenção Básica, como UBSs e USFs, com expectativa inicial de realizar até 3.500 atendimentos virtuais/mês. Além disso, esperamos que este atendimento diminua o número de pacientes nas UPAs”, apontou Muzilli Junior.

No App ou site, antes de acessar a teleconsulta, é necessário que o usuário faça um breve cadastro para, assim, acessar ao serviço. É possível o paciente escolher o dia e horário do seu atendimento, evitando fila de espera. Após a confirmação do agendamento, o paciente deve acessar seu perfil de consulta cinco minutos antes do horário agendado para que seja lido e aceito os termos de proteção de dados e segurança – de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) –, conferência da estabilidade da internet e funcionamento da câmera e microfone. (Veja vídeo com as instruções – https://youtu.be/AJNcaSrh8zY)

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que é de responsabilidade única e exclusiva do paciente garantir que o dispositivo utilizado para a realização de sua Teleconsulta médica possua acesso à internet em condições e qualidade suficientes para sua realização.

Deixe seu Comentário