A Prefeitura de Piracicaba, em parceira com o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), promove nesta, terça-feira, dia 19/3, o Seminário Modalidades Paralímpicas, das 8h às 16h50, na sede do Sest/Senat, que fica na rua Rossini Pinto, 200, no Jardim Panorama.
O seminário é direcionado aos profissionais da Educação Física e professores de Educação Especial do município de Piracicaba. As atividades serão ministradas por profissionais que atuam no Comitê Paralímpico Brasileiro e divididas em duas partes: teórica (manhã) e prática (à tarde).
A programação conta com as palestras Fundamentos do Goalball, com o professor Ricardo Aparecido de Oliveira, das 8h30 às 9h30 (palestra) e das 13h30 às 14h30 (prática); Fundamentos da Bocha, com o professor Walas Carvalho Viana, das 9h45 às 10h45 (palestra) e das 14h40 às 15h40 (prática) e os Fundamentos do Vôlei Sentado, com o professor Danilo Ribeiro Novaes, das 10h45 às 11h45 (palestra) e das 15h50 às 16h50 (prática).
O evento conta com o apoio dos funcionários e assessores da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) e da Secretaria Municipal de Educação (SME).
De acordo com a Secretaria de Educação, o Seminário Modalidades Paralímpicas na Escola é uma das ações formativas da V Semana Municipal do Brincar e dos VII Jogos Internos das escolas municipais, dando continuidade ao termo de cooperação assinado no dia 21 de janeiro deste ano, entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba e o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).
A realização do evento tem o objetivo de proporcionar a formação de qualidade dos professores de educação física e educadores dos núcleos de Educação Especial, para que eles tenham a oportunidade de refletirem sobre a importância da prática pedagógica inclusiva, além de trazer subsídios relacionados aos esportes paralímpicos, como possibilidade de levar essas modalidades ao alcance dos estudantes durante a Semana Municipal do Brincar, que acontece entre os dias 20 e 24/05.
Para o assessor de Relações Socioinstitucionais da Selam, Eduardo de Paula Azzini, é de extrema importância trazer ao conhecimento dos professores e educadores as modalidades paralímpicas, uma vez que o esporte é sempre uma ferramenta incrível para proporcionar a inclusão de pessoas com deficiência. “Nós da Selam trabalhamos para criar melhores condições para que esse grupo de cidadãos possam participar cada vez mais da sociedade. Por isso, acreditamos que esse curso é fundamental para o desenvolvimento da cidade”, ressalta Azzini.
SERVIÇO - Seminário Modalidades Paralímpicas, nesta terça-feira, dia 19/3, das 8h às 16h50, na sede do Sest/Senat, que fica localizado a rua Rossini Pinto, 200, no Jardim Panorama.