A Rádio Piracicaba traz neste domingo, 3 de março a sétima edição da Coluna Retrô e vamos falar sobre a história da Propaganda no Rádio.

Época marcada pelo rádio, que conquista sua regulamentação e, com ela, a propaganda comercial. Surgem os programas patrocinados e as inserções publicitárias tornaram-se mais explicitas, enquanto a propaganda no cinema afirmava-se. Surgia também o jingle e o slogan, um dos mais conhecidos era o slogan do Repórter Esso: “o primeiro a dar as últimas”.

 

Com o Decreto Lei nº 21.111, de 1º/março/1932, o presidente Getúlio Vargas, autorizou e regulamentou a publicidade e a propaganda pelo Rádio, embora no primeiro ano de funcionamento experimental era vedada a veiculação comercial.

 

A primeira manifestação publicitária no Rádio não ia além do anúncio dos nomes dos patrocinadores, sem qualquer produção diferenciada que os destacassem do contexto do programa. Muitas vezes os anúncios veiculados em jornais e revistas eram simplesmente lidos da mesma forma como eram as notícias retiradas daquelas fontes, sem qualquer tratamento especial de texto que considerasse as características peculiares do receptor ouvinte.

 

Primeiro Jingle brasileiro:

 

“ Oh, padeiro desta rua

tenha sempre na lembrança

não me traga outro

pão que não seja o Pão Bragança.

Pão, inimigo da fome,

fome inimiga do pão

enquanto os dois não se matam

a gente fica na mão.

Oh, padeiro desta rua

tenha firme na lembrança

não me traga outro pão

que não seja o Pão Bragança.

De noite quando me deito

e faço minha oração

peço com todo o respeito

que não me falte o pão.”

Outras tantas experiências bem sucedidas com a publicidade musicada foram feitas, destacando a participação de talentos como Noel Rosa, Silvio Caldas, Luiz Barbosa, Marília Batista e Nonô, que compunham para anunciantes como O Dragão e Cia. Souza Cruz (cigarros).

O sucesso dos comerciantes e dos industriais através da propaganda no rádio leva o veículo ao seu apogeu nos anos 40, destacando-se como o mais importante meio de comunicação de massa da época, atraindo parte muito significativa das verbas publicitárias, o que, conseqüentemente, permitia maior cuidado na elaboração das mensagens com características específicas daquele meio

Grandes marcas e produtos ficaram conhecidos pelo sucesso dos seus jingles; alguns lembrados apenas pelos mais velhos, outros que fazem parte do nosso cotidiano. — Anos 50/60 - Creme dental Eucalol, Melhoral, Creme Rugol, Kolynos, Casas Pernambucanas, Cobertores Parayba, Grapete.

Anos 70- Pepsi-Cola, Duchas Corona, Guaraná Antarctica, Rocambole Pullman, Cornetto Gelatto.

Anos 80 - Mappin, Suflair, Good Year, Drops Kids.

Anos 90 - Varig, Soda limonada, C&A, Gelatina Royal, Cerveja Brahma, Guaraná Antarctica.

Deu um gostinho diferente lendo nossa Coluna Retrô de hoje, uma nostalgia? Então aguarda que semana que vem tem mais.

Colunista:

Vitor Prates – Formado em Comunicação Social em Rádio e TV pela Unimep e proprietário da Rádio Piracicaba.