A Rádio Piracicaba traz
neste domingo, 3 de março a sétima edição da Coluna Retrô e vamos falar sobre a
história da Propaganda no Rádio.
Época marcada pelo rádio, que conquista sua
regulamentação e, com ela, a propaganda comercial. Surgem os programas patrocinados
e as inserções publicitárias tornaram-se mais explicitas, enquanto a propaganda
no cinema afirmava-se. Surgia também o jingle e o slogan, um dos mais
conhecidos era o slogan do Repórter Esso: “o primeiro a dar as últimas”.
Com o Decreto Lei nº 21.111, de
1º/março/1932, o presidente Getúlio Vargas, autorizou e regulamentou a
publicidade e a propaganda pelo Rádio, embora no primeiro ano de funcionamento
experimental era vedada a veiculação comercial.
A primeira manifestação publicitária no Rádio
não ia além do anúncio dos nomes dos patrocinadores, sem qualquer produção
diferenciada que os destacassem do contexto do programa. Muitas vezes os
anúncios veiculados em jornais e revistas eram simplesmente lidos da mesma
forma como eram as notícias retiradas daquelas fontes, sem qualquer tratamento
especial de texto que considerasse as características peculiares do receptor
ouvinte.
Primeiro Jingle brasileiro:
“ Oh, padeiro desta rua
tenha sempre na lembrança
não me traga outro
pão que não seja o Pão Bragança.
Pão, inimigo da fome,
fome inimiga do pão
enquanto os dois não se matam
a gente fica na mão.
Oh, padeiro desta rua
tenha firme na lembrança
não me traga outro pão
que não seja o Pão Bragança.
De noite quando me deito
e faço minha oração
peço com todo o respeito
que não me falte o pão.”
Outras tantas experiências
bem sucedidas com a publicidade musicada foram feitas, destacando a
participação de talentos como Noel Rosa, Silvio Caldas, Luiz Barbosa, Marília
Batista e Nonô, que compunham para anunciantes como O Dragão e Cia. Souza Cruz
(cigarros).
O sucesso dos comerciantes e
dos industriais através da propaganda no rádio leva o veículo ao seu apogeu nos
anos 40, destacando-se como o mais importante meio de comunicação de massa da
época, atraindo parte muito significativa das verbas publicitárias, o que,
conseqüentemente, permitia maior cuidado na elaboração das mensagens com
características específicas daquele meio
Grandes marcas e produtos
ficaram conhecidos pelo sucesso dos seus jingles; alguns lembrados apenas pelos
mais velhos, outros que fazem parte do nosso cotidiano. Anos 50/60 - Creme dental
Eucalol, Melhoral, Creme Rugol, Kolynos, Casas Pernambucanas, Cobertores
Parayba, Grapete.
Anos 70- Pepsi-Cola, Duchas
Corona, Guaraná Antarctica, Rocambole Pullman, Cornetto Gelatto.
Anos 80 - Mappin, Suflair, Good Year, Drops Kids.
Anos 90 - Varig, Soda
limonada, C&A, Gelatina Royal, Cerveja Brahma, Guaraná Antarctica.
Deu um gostinho diferente lendo nossa Coluna Retrô de
hoje, uma nostalgia? Então aguarda que semana que vem tem mais.
Colunista:
Vitor Prates – Formado em
Comunicação Social em Rádio e TV pela Unimep e proprietário da Rádio
Piracicaba.