Nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, Piracicaba (SP) irá realizar o 1º Encontro de Colecionismo da Região, com a participação de 24 diferentes expositores de diversos segmentos e aberto ao público, com entrada gratuita. O encontro também proporcionará a avaliação, compra, venda e troca de itens colecionáveis como cartões telefônicos, selos, cédulas, moedas, figurinhas, tampinhas, miniaturas, medalhas, chaveiros, relógios, canetas entre outros. O encontro inédito irá ocorrer no salão de eventos do Ibis Style Hotel, durante a sexta e sábado (das 8 às 18h) e domingo (das 8 às 16 horas). 

Segundo os organizadores do evento, Piracicaba foi escolhida por ser município sede da região metropolitana que envolve 25 municípios numa região em pleno desenvolvimento econômico, turístico, cultural e de lazer. “Nosso objetivo é expandir a cultura do colecionismo pelo interior paulista, atrair curiosos, reunir colecionadores, trocar informações e fazer novas amizades. Piracicaba é uma região culturalmente rica e merecia estar no calendário nacional de eventos do colecionismo”, explica o jornalista João Ricardo Pupo, um dos organizadores.

Mesmo que você não seja colecionador, é possível que tenha em algum canto ou gaveta de sua casa, uma peça que poderá chamar a atenção dos colecionadores. O evento permite que você leve sua peça para que seja avaliada gratuitamente. “Os expositores também compram e vendem itens colecionáveis. É uma oportunidade para desfazer-se de alguma peça ou aumentar sua coleção”, complementa o colecionador Mauro Vasconcellos, também organizador. Em Piracicaba, um dos expositores, por exemplo, se propôs a realizar gratuitamente pequenos reparos em relógios antigos, desde que seja um defeito simples e que possa ser resolvido na hora.

Entre as vantagens do colecionismo estão o senso de organização, ampliação do conhecimento e da cultura, resgate da história e a preservação da memória por meio dos objetos. As coleções trazem informações históricas e registram momentos da cultura de um povo que, se não guardadas, acabam sendo esquecidas. 

Como os organizadores gostam de destacar, fazer uma coleção depende muito do interesse e objetivo do colecionador. Pode ser o resgate da memória pessoal, ligada à infância ou à família, ou mesmo coleção que objetivam guardar a memória coletiva. Existem coleções para todos os gostos e que exigem diferentes graus de atenção, sendo possível colecionar itens com pouco investimento. Não existe coleção “certa”, pois cada colecionador direciona sua atividade àquilo que ele quer ter, motivando seus objetivos pessoais. 

O Encontro de Piracicaba tem o apoio cultural da Sociedade Numismática Brasileira (SNB).



SERVIÇO

1º Encontro de Colecionismo de Piracicaba (SP)

Dias 23, 24 e 25 de fevereiro de 2024

Horário: 8 às 18h (sexta e sábado) 8 às 16h (domingo)

Local: Salão de eventos do Hotel Ibis Style 

Av. Saldanha Marinho, 1515

Entrada: gratuita

Exposição, vendas, compra e avaliações

Deixe seu Comentário