A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), concluiu os serviços de recapeamento asfáltico da pista de pouso e decolagens no Aeroporto Municipal Pedro Morganti – a pista será liberada hoje, 15/02, às 18h. Os serviços seguem, agora, com a ampliação da pista auxiliar (taxiway), que deve ter início na próxima semana. O titular da Semdettur, José Luiz Ribeiro, visitou o local nesta manhã, acompanhando do diretor do Aeroporto, Marcelo Kraide.



“As obras são de fundamental importância para o Aeroporto e para a cidade. Piracicaba é industrial e turística, polo de desenvolvimento em ciência e tecnologia, e, por isso, necessita da funcionalidade do Aeroporto Municipal para fomentar ainda mais esse progresso, fomentar a criação de novos negócios para a cidade. Como consequência positiva disso, é possível ampliar a geração de emprego e renda”, destacou o secretário.



As obras no Aeroporto estão sendo executadas em três etapas, conforme explica Kraide. “Iniciamos as reformas com a revitalização do balizamento, troca da engrenagem do biruta e manutenção do farol rotativo e do RCC, que é o transformador que gera toda a energia necessária para uso dessas ferramentas. A segunda etapa foi o recape total da pista, que é uma exigência da Anac e deve ser feito a cada 10, 15 anos”, explicou.



Para o recapeamento, foi realizada fresagem na pista, que consiste na remoção do pavimento antigo, como preparação do solo, e posterior aplicação de nova massa asfáltica. Também foi refeita toda a sinalização da pista. O novo pavimento foi executado em 36 mil metros quadrados da pista.



A terceira e última etapa é a ampliação da taxiway, que será feita em 4.000 metros quadrados, com aplicação de camada impermeabilizante e ligante. De acordo com o diretor do Aeroporto, as intervenções devem começar na semana que vem e concluídas em dois meses – entretanto, a terraplenagem já foi executada.



“A taxiway, que chamamos de pista de rolamento, tem 800 metros e vai ser ampliada para 1.200 metros lineares. É um trabalho bem mais elaborado e, por isso, demanda mais tempo para conclusão”, acrescentou Kraide.



A obra, que tem investimento total de R$ 4.254.976,53, é uma benfeitoria exigida de acordo com os regulamentos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).



O secretário de Obras e Zeladoria (Semozel), Marcio Marino, citou o principal benefício a respeito da obra. “É importante ressaltar que as obras no Aeroporto são, principalmente, uma garantia de mais segurança aos usuários. O recape eliminou buracos e ondulações na pista, que foram se formando ao longo dos anos, e a ampliação da taxiway vai fornecer um espaço maior para as aeronaves, viabilizando, dessa forma, o transporte aéreo da cidade e região”.

 

O Aeroporto Municipal Pedro Morganti, inaugurado em 18 de abril de 1942, está atualmente sob responsabilidade da Prefeitura de Piracicaba, por meio de convênio firmado pelo Convênio 49/2012 e Lei 7.560/13. Entre os anos de 2021 e 2023, registrou no total 15.297 pousos e decolagens; só em 2023, foram 4.677, resultando em uma média de quase 13 voos por dia.

Deixe seu Comentário