A Rádio Piracicaba trás
neste domingo, 4 de fevereiro a terceira edição da Coluna Retrô e vamos falar
sobre os brinquedos dos anos 70.
A década de 70 foi um período
marcado por transformações culturais, políticas e sociais significativas.
Movimentos como o feminismo e os
direitos civis ganharam destaque, refletindo a busca por igualdade e
diversidade.
A música, com gêneros como o rock
e a disco, expressava os desejos de mudança e liberdade da juventude.
Politicamente, a Guerra Fria e a
crise do petróleo influenciaram as relações internacionais e a economia global.
Essas transformações também
impactaram a produção de brinquedos. Houve uma demanda por maior
representatividade e igualdade de gênero, com a introdução de bonecas mais
diversas.
A conscientização ambiental
começou a ser refletida em brinquedos educativos sobre o meio ambiente.
Além disso, eventos históricos
como o programa Apollo e o lançamento de Star Wars impulsionaram a produção de
brinquedos espaciais e relacionados.
A década de 70 foi um período de
mudanças profundas que se refletiram nos brinquedos, oferecendo às crianças
opções que acompanhavam os valores e interesses da época.
Os brinquedos da década não
apenas proporcionavam diversão, mas também refletiam a dinâmica e evolução da
sociedade daquele tempo.
Skate:
O skate
surgiu no século 20 e se tornou extremamente popular nos anos 70, com crianças
e adolescentes aproveitando a emoção de deslizar em uma prancha sobre rodas.
Genius:
Lançado em
1978, o Genius era um jogo eletrônico de memória e habilidade. Com luzes e
sons, desafiava os jogadores a repetirem sequências cada vez mais complexas,
testando sua capacidade de memorização e concentração.
Ferrorama:
O Ferrorama
foi lançado pela Estrela em 1973 e se tornou um dos brinquedos mais desejados
da época. Era um conjunto de trilhos e trens elétricos em miniatura, permitindo
que as crianças construíssem suas próprias ferrovias e criassem histórias
emocionantes.
Futebol de Botão:
O futebol
de botão foi criado em 1930, mas se tornou popular na década de 70, era um jogo
de tabuleiro que simulava partidas de futebol. Os jogadores moviam os botões
para controlar os jogadores e tentavam marcar gols.
Merlin:
O Merlin,
lançado em 1978, era um jogo eletrônico portátil com formato retangular que
apresentava vários jogos e desafios. Com seu display de LED e botões, os
jogadores podiam se divertir com jogos de lógica, música e até mesmo uma versão
eletrônica de “Pedra, Papel e Tesoura”.
Até o próximo domingo, com
mais coluna retrô.