O Santa Casa Saúde Piracicaba tem se destacado na promoção do bem-estar e autocuidado de seus beneficiários por meio de programas educativos voltados para o enfrentamento de patologias crônicas como o diabetes e a hipertensão. Neste contexto, o Gadh (Grupo de Apoio às Pessoas com Diabetes e Hipertensão) é uma iniciativa destinada a adultos e idosos para proporcionar orientações essenciais para a melhora da qualidade de vida.
A próxima turma do Gadh terá início em 05 de março, com encontros quinzenais às terças-feiras, das 8h às 9h30, ao longo de seis meses. De acordo com a enfermeira coordenadora Luciana Calabresi, as atividades ocorrerão no anfiteatro do Saúde Inteligente, localizado à avenida Independência, 950, mezanino 2. As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou por meio do telefone (19) 3437-3839 e WhatsApp (19) 99269-6347.
De acordo com Luciana, em 2023, mais de 100 beneficiários participaram ativamente do grupo, demonstrando empenho na adoção das orientações oferecidas por especialistas. “O foco está na implementação de mudanças nos hábitos de vida, visando melhorar o bem-estar e promover o autocuidado diante de condições crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade”, explica a enfermeira.
Luciana enfatiza que a proposta do Gadh é contribuir para o controle do tratamento médico por meio de uma programação que inclui consultas de enfermagem individualizadas, orientações nutricionais, avaliação dos pés, oficinas de insulinoterapia e atividades físicas, como a hidroginástica duas vezes por semana. Para isso, a equipe multiprofissional do Gadh dispõe de psicólogos, nutricionistas, médicos, enfermeiros e educadores físicos responsáveis por encontros educativos e dinâmicos para a abordagem de temas relevantes a essas pessoas.
“Na avaliação realizada com os grupos que participaram em 2023, pudemos perceber a atuação ativa dos beneficiários, que esclareceram dúvidas sobre diabetes e hipertensão. As sessões com a psicologia também movimentaram a turma, proporcionando dinâmicas e rodas de conversa de forma abrir espaço para a manifestação espontânea dos participantes", relata Luciana. Segundo ela, o convívio em grupo incentivou, ainda, a formação de novas amizades, criando um ambiente positivo para compartilhar dificuldades, metas e conquistas.
Para a enfermeira, receber o diagnóstico de diabetes pode ser assustador, mas a orientação oferecida pelos grupos visa fornecer conhecimento sobre a doença, tratamento e cuidados, possibilitando uma vida de qualidade e a redução de riscos. “A equipe multiprofissional atua com essa expectativa e, por isso, está comprometida em oferecer suporte abrangente, orientando o autocuidado e acompanhamento da saúde física, mental e emocional das pessoas com diabetes e hipertensão”, disse.