Olá ouvintes e leitores da Rádio Piracicaba, toda quarta-feira estaremos trazendo para você um artigo, uma história de um "CRAQUE DO PASSADO", do Futebol, Basquete, Vôleibol, Automobilismo, Atletismo, Natação entre outras modalidades.

 

Nesta nossa vigésima coluna estaremos trazendo sobre José Roberto Luz, mais conhecido como Zé Boquinha, natural de Santa Bárbara D´Oeste, nasceu em 27 de julho de 1944.

 

Foi jogador de basquete e atualmente é comentarista dos canais Espn.

 

Começou como quarto-zagueiro do União Barbarense, na primeira metade de 1960. No basquete, atuou por XV de Piracicaba, Tênis clube de Campinas e Corinthians. Pela Seleção brasileira, Zé Boquinha foi medalha de bronze, nos Jogos Olímpicos Universitários, em 1967 e campeão sulamericano no Chile, em 1970.

 

No XV de Piracicaba, foi campeão paulista, e faturou sete vezes os Jogos Abertos do Interior, no qual atuou de 1960 até 1968. No alvinegro, ainda voltou na temporada de 1974/1975, vencendo o campeonato do interior.

 

Passou Tênis Clube de Campinas e atuou no Corinthians em 1971 e 1972, sendo mais uma vez campeão estadual. Encerrou sua brilhante carreira como jogador em 1975.

 

Iniciou sua carreira de técnico de basquete em 1978. Seu primeiro clube como treinador foi o Tênis Clube de Campinas, e já naquele ano conquistou o primeiro título, nos Jogos Abertos do Interior de Americana. Dirigiu os times do Flamengo, Corinthians, Monte Líbano, Sírio, XV de Piracicaba, entre outros.

 

Foi com o Rio Claro Basquete que Zé Boquinha obteve as maiores conquistas de sua carreira. Além dos títulos mencionados acima, ganhou ainda a medalha de ouro dos Jogos Abertos de 1988 com a equipe de Rio Claro.

 

Zé Boquinha é comentarista de basquete dos canais ESPN desde 1996.

 

Em 19 de maio de 2022, recebeu a entrega do título de “Cidadão Piracicabano”, iniciativa do vereador Laércio Trevisan Jr.


Também em 2022, mas no mês de julho, Zé Boquinha foi homenageado pela Câmara Municipal de Rio Claro, pelo vereador Serginho Carnevale.

Deixe seu Comentário