A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Diretoria de Turismo, vinculada à Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), recebeu 15 inscrições de artesãos interessados em integrar a Feira de Artesanato da Rua do Porto. Estão disponíveis quatro vagas e a próxima etapa do processo seletivo consiste na escolha de artesãos para que enviem vídeo comprobatório e/ou realizem teste de autoria dos produtos. A divulgação dos selecionados será no dia 9/02 no site turismopiracicaba.com.br.


O período de inscrições foi de 2 a 19/01 e tiveram de ser feitas na Semdettur, no prédio do Centro Cívico, na rua Antônio Correa Barbosa, 2.233, 5º andar, onde os artesãos precisaram comparecer munidos da ficha de inscrição (conforme o edital) preenchida; foto do comprovante de residência, documento de identificação com foto e três fotos dos artesanatos, além de amostra de um dos produtos.


Conforme a diretora municipal de turismo, Alessandra Freire, a seleção entre os inscritos ocorre por comitê formado por representantes da Semdettur, Comturpi (Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da própria Feira de Artesanato. “Todos os integrantes do comitê se reúnem para ver as produções nas fotos e verificar a amostra enviada. Nesta primeira etapa, o artesanato é avaliado, prioritariamente, pelos critérios de cultura popular, tradição, originalidade, criatividade, inovação e qualidade”, explicou.


Ela comentou que os selecionados terão entre os dias 12 e 28/02 para enviar um vídeo comprobatório do candidato produzindo o artesanato e, caso não seja suficiente, haverá teste presencial em dia e local determinado pela secretaria. O resultado desta segunda etapa, ou seja, o final, será divulgado no dia 29/02, também no site turismopiracicaba.com.br.


A feira faz parte do Programa de Desenvolvimento do Artesanato de Piracicaba, de responsabilidade da Diretoria de Turismo, e tem como objetivo geral divulgar a cultura empreendedora e fomentar a geração de renda e o artesanato na cidade, por isso, os produtos a serem comercializados devem ser de autoria do próprio artesão e, preferencialmente, apresentar atributos culturais e naturais referentes a Piracicaba. Não são aceitos produtos industrializados e/ou feito por terceiros.

Somente poderão participar da feira os artesãos e artesãs aprovados nas duas etapas. Os convocados deverão participar das reuniões com os gestores públicos responsáveis pelo artesanato e seguir as normas do Regulamento do Artesanato em vigor.

Deixe seu Comentário