3° Prêmio Pirarazzi de Cultura - Melhores de 2023 já está com sua programação pronta, com a escolha dos indicados, lista dos mais votados e cerimônia de premiação já agendada. De janeiro a março, toda a comunidade piracicabana poderá fazer sua parte votando e prestigiando as pessoas que fizeram a diferença no ano passado para a área de produção cultural, mas diversas áreas: artes visuais, literatura, cinema, teatro, música, jornalismo, entre outras.

O evento de premiação acontecerá no dia 7 de março, no Teatro do Engenho, com apresentação do organizador e apresentador, Elson de Belém, e do cerimonialista da noite, Douglas Ambrosano Arruda. Já a homenageada desta edição é Odete Martins Teixeira (Mama África). A homenagem póstuma será prestada à Fran Camargo.

Prêmio Pirarazzi de Cultura, carinhosamente chamado PPCULT, é uma idealização do produtor cultural e ator Elson de Belém, que começou em 2019. “O Prêmio é de extrema importância para sociedade piracicabana, pois é através dele que reconhecemos e incentivamos a produção cultural em diversas áreas, como artes visuais, literatura, cinema, teatro, música, entre outras. Ao realizarmos o Prêmio Pirarazzi de Cultura, estamos destacando o talento e o trabalho dos artistas e criadores, além de fomentar a produção cultural e artística em nosso país. O prêmio funciona como uma forma de reconhecimento e incentivo, pois além do reconhecimento público, valoriza o trabalho artístico”, afirmou o idealizador e organizador.

Neste ano, o período de escolha para as 30 categorias será de 22 de janeiro a 10 de fevereiro – via cédula disponível no instagram @ppcultoficial.

Segundo Belém, o prêmio contribui para a formação de uma sociedade mais democrática, pois possibilita o acesso e a disseminação de diferentes expressões culturais e artísticas, promovendo a diversidade e a pluralidade. “Estamos fortalecendo a identidade cultural de nosso país, pois os artistas premiados representam a diversidade cultural e a riqueza de nossas tradições, estimulando o interesse e a apreciação do público por nossa cultura. Investir na valorização do prêmio é, portanto, investir no fortalecimento da produção artística e cultural, na formação de uma sociedade mais inclusiva e na preservação de nossa identidade cultural. É uma forma de reconhecer e mostrar a importância da cultura em nossa sociedade, bem como garantir que ela continue a se desenvolver e a ser apreciada por todos”, afirmou Belém.

3º Prêmio Pirarazzi de Cultura - Melhores de 2023

Missão

A missão do Prêmio Pirarazzi de Cultura é reconhecer e valorizar o talento, assim como a excelência artística e cultural, em todas as suas formas de expressão. Por meio deste prêmio, o objetivo é fomentar a produção e difusão cultural, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a identidade cultural de uma comunidade ou sociedade.

O Prêmio Cultural também busca incentivar o desenvolvimento profissional e artístico dos premiados, proporcionando-lhes oportunidades de exposição e visibilidade, além de contribuir para o estabelecimento de redes de colaboração e troca de conhecimento entre artistas e profissionais da área cultural.

Através deste prêmio, procura-se também estimular a reflexão e o debate sobre questões culturais, sociais e históricas, gerando assim um impacto positivo na sociedade e colaborando para a construção de uma comunidade mais inclusiva, justa e criativa.

Em essência, a missão do Prêmio Pirarazzi de Cultura é celebrar e enaltecer o valor da cultura, reconhecendo seu papel fundamental na formação e desenvolvimento das pessoas e das sociedades.

Visão

A visão do Prêmio Pirarazzi de Cultura é reconhecer e celebrar o talento, a criatividade e a excelência nas diversas áreas artísticas e culturais. É uma forma de incentivar e valorizar o trabalho de artistas, produtores, curadores e demais profissionais do setor, seja no campo da música, dança, teatro, cinema, literatura, artes visuais, entre outros.

Além disso, o prêmio também tem o objetivo de promover e difundir a cultura e as expressões artísticas, contribuindo para a formação cultural da sociedade e para o fortalecimento da identidade cultural de um país ou comunidade. É uma forma de inspirar e motivar outros artistas, além de também sensibilizar o público para a importância da cultura como elemento essencial para o desenvolvimento humano e social.

Seja um patrocinador

Ser um patrocinador do Prêmio Pirarazzi de Cultura envolve investir financeiramente no desenvolvimento e promoção do evento, visando apoiar e incentivar artistas e ações culturais. O intuito de oferecer suporte financeiro para realização deste evento de reconhecimento artístico, que contribui com o fomento cultural da nossa cidade.

Retorno

Você como patrocinador terá grande visibilidade através da associação da sua marca com tudo que o evento oferecer, alcançando um público mais amplo e fortalecendo sua imagem como apoiador cultural

Categorias

1 - Cantor

2 - Cantora

3 - Ator

4 - Atriz

5 - Radialista/locutor

6 - Coreógrafo/bailarino/dançarino

7 - DJ

8 - Projeto cultural

9 - Instituição cultural

10 - Contador de história

11 - Dupla musical (sertanejo, duo)

12 - Espetáculo (teatral/musical)

13 - Fotógrafo

14 - Música do ano

15 - Caricaturista/ilustrador

16 - Drag queen (transformista, performer, humorista)

17 - Apresentador (podcast, programas de TV, outros)

18 - Digital influencer

19 - Espaço cultural (estabelecimentos de entretenimento, bares etc)

20 - Banda (rock, forró, MPB, piseiro, outros)

21 - Diretor teatral

22 - Filme (curta, longa, documentário)

23 - Escritor

24 - Cineasta (Audiovisual)

25 Artista plástico

26 - Jornalista

27 - Produtor cultural

28 - Emissora de rádio/portal

29 - Revelação (música, dança, teatro)

30 - Livro (lançados em 2023)

Obs: Foram substituídas as categorias podcast e humorista pelas categorias filme e artista plástico.

Novidade

A partir desta edição, haverá uma única votação de indicados pela comissão do evento. Posteriormente, será divulgado em lista com os nomes dos três mais votados, com a revelação dos vencedores, no dia do evento de entrega dos troféus.

Programação

Período de escolha (única votação) 22/01 a 10/02 (via cédula disponível no @ppcultoficial)

Divulgação da lista dos 3 mais votados por segmento 20/02

Evento de entrega dos troféus: 07/03/2024 (quarta-feira)

Horário: 20h às 22h

Local: Teatro Erotides de Campos - Engenho Central

Entrada gratuita com reservas antecipadas pela Mega bilheteria (data a ser divulgada)

Homenageada do ano: Odete Martins Teixeira (Mama África - cultura popular)

Homenagem póstuma: Fran Camargo (fotógrafo)

Atração artística: Grupo de Batuque de Umbigada 13 de Maio

Apresentação: Elson de Belém (idealizador e produtor)

Mestre de cerimônia: Douglas Ambrosano Arruda (jornalista)

Idealizador e produtor executivo: Elson de Belém

Sobre Odete Martins Teixeira (Mama África) Atleta do XV de Piracicaba e Batuqueira

“Eu me defino como mulher negra, uma mulher realizada com tudo o que eu fiz e com tudo que eu faço. Estou muito de bem com a vida, desde quando eu nasci, muuuito feliz. Trabalhei... pra todos meus patrões. Todos eles pra mim foram ótimos patrões! Comecei com a família Curi. Comecei com a família da Itália. Comecei com uma família da Alemanha e deixei a minha história com todos esses fazendeiros, sitiantes e chacreiros. Todos me respeitaram. Todos me ajudaram. Tão todos falecidos. Todos mortos! Mas as almas benditas deles estão me protegendo aqui em vida enquanto eu viver. [....] Essa é a minha história, da Mãe África! Odete Martins Teixeira”, Dona Odete.

Fonte: https://cursosextensao.usp.br/

Sobre Francisco Eduardo Bueno de Camargo (fotógrafo e treinador de tênis de mesa)

No início dos anos de 1970, Fran Camargo começou sua carreira de fotógrafo trabalhando no Jornal de Piracicaba, sendo o primeiro fotógrafo contratado para trabalhar em tempo integral para um jornal da cidade. O que foi marcante é que tinha apenas 15 anos de idade. Depois trabalhou como chefe do Laboratório de Cine – Foto – Som da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – UNICAMP. Passou pelo jornal “O Diário”, trabalhou como freelancer, fotografou eventos sociais, empresas, esporte, polícia, etc.  Também atuou no tênis de mesa por 25 anos, nas funções de técnico e coordenador das seleções brasileiras, tendo sido um dos grandes responsáveis pela evolução da modalidade no país. Fundou o Centro de Treinamento de Tênis de Mesa da Fran TT, no dia 21 de janeiro de 1997; localizado na Rua Joana D´Arc, 865, no Jardim Monumento, em Piracicaba, sendo uma referência para o tênis de mesa brasileiro, com clínicas e formação de atletas.

Fonte: www.sonhosbr.com.br

Sobre o idealizador

Elson Ferreira Viana ou Elson de Belém (nome artístico), 58 anos, é natural de Belém do Pará, norte do Brasil. Ator, produtor cultural, colunista, radialista e contador de histórias (especialista em lendas Amazônicas). Desabrochou pela primeira vez no mundo artístico, despretensiosamente, aos 16 anos, quando participou das eliminatórias do processo seletivo de calouro, na Caravana do Programa do Chacrinha em Belém PA (1982). Não foi aprovado, mas recebeu como prêmio de consolação o troféu “Abacaxi”.

Iniciou no Teatro em 1988, na Cia GENTS`PA, no SESC Belém, com a peça “Tragédia numa caixa de brinquedos”, com o texto de Érico Veríssimo e direção de Carlos Alberto Viegas. Chegou em Piracicaba em 2012 com realização de diversos projetos, como participação em peças teatrais, programas de rádio e a idealização da Pirarazzi, junto a EB produções artísticas. Também promoveu a implantação da Coluna cultural publicada semanalmente pelo jornal A Tribuna Piracicabana. Em 2023, recebeu o Título de Cidadão Piracicabano por sua contribuição na fomentação e produção cultural da cidade.

Parceria cultural

Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal de Ação Cultural SEMAC

Realização

EB Produções Artísticas e Pirarazzi Entretenimento

Contatos

@ppcultoficial @pirarazzi ppcultoficial@gmail.compirarazzi@gmail.com

Atuais parceiros

Teatro Erotides de Campos; Espaço 2K Eventos; Mega Bilheteria; La Cantinella; Gran Espaço Bem Viver; Brechó Da Deinha; Studio de Dança do Ventre Elyana Dahab; Cervejaria Vibeer; Nucup Canecas; Bevi Administradora De Condomínios; Live 19; Ótica Wilson; e Fascínio Aluguel De Trajes

Assessoria de Imprensa

Engenho da Notícia

Deixe seu Comentário