Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba

Olá ouvintes e leitores da Rádio Piracicaba, toda quarta-feira estaremos trazendo para você um artigo, uma história de um "CRAQUE DO PASSADO", do Futebol, Basquete, Vôleibol, Automobilismo, Atletismo, Natação entre outras modalidades.

 

Nesta nossa décima nona coluna estaremos trazendo sobre Joaquim Carvalho Cruz, nasceu em Taguatinga, Distrito Federal, em 12 de março de 1963.

 

Sétimo filho de uma família de nordestinos que migrou do Piauí para o Distrito Federal,  começou sua carreira jogando basquete americano no SESI de Taguatinga aos treze anos de idade, e logo mostrou um grande talento como júnior. Mas foi no atletismo que se tornou ídolo nacional.

 

Aos dezoito anos, conseguiu a marca de 1'51" nos 800 metros. Após estabelecer o recorde mundial juvenil de 1'44"3 no Troféu Brasil de Atletismo no Rio de Janeiro em 1981, ele recebeu uma bolsa de estudos na Universidade de Oregon em 1983, onde correu o famoso corredor Steve Prefontaine

 

Nos Jogos Olímpicos de Los Angeles em 1984, Joaquim Cruz era um dos favoritos a levar a medalha de ouro. Cruz correu em segundo a prova toda e na entrada da reta final deu uma arrancada que os outros adversários não conseguiram acompanhar; cruzou a linha de chegada em 1:43.00, novo recorde olímpico (que vigorou por 12 anos), a frente de Sebastian Coe e do marroquino Said Aouita, se tornando o primeiro brasileiro no atletismo a conseguir o título olímpico desde Adhemar Ferreira da Silva, medalhista de ouro em Helsinque 1952 e Melbourne 1956.

Também obteve a medalha de bronze na prova dos 800 metros do Campeonato Mundial de Atletismo de 1983, em Helsinque, e a medalha de ouro na prova dos 1500 metros nos Jogos Pan-Americanos de 1987, em Indianapolis, e 1995, em Mar Del Plata.

Atualmente ele é treinador e foi o técnico da equipe de atletismo dos Estados Unidos nos Jogos Parapan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro e nos Jogos Paraolímpicos de 2008 em Pequim. Vive em San Diego, Califórnia.

O dia 6 de agosto de 1984 entrou de vez para a história atletismo brasileiro, neste ano de 2024, completa 40 anos no Estádio Olímpico de Los Angeles, o Memorial Coliseum.

Deixe seu Comentário