Após pedido do deputado estadual Helinho Zanatta (PSD), vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado, o governo decidiu prolongar a permanência dos serviços de necrotério do IML (Instituto Médico Legal) em Piracicaba até uma data mais próxima da obra de reforma da unidade local. A licitação em Piracicaba está na segunda fase, que trata da abertura dos envelopes de habilitação técnica.

Helinho recebeu informações de setores ligados à saúde relatando preocupação com a mudança. Logo em seguida, o parlamentar, falou com os responsáveis em São Paulo, inclusive com o Palácio dos Bandeirantes. Por e-mails foram encaminhados ofícios pedindo a suspensão da mudança para os secretários estaduais de Segurança Pública, Capitão Derrite, de Governo, Gilberto Kassab, à Polícia Científica e ao gabinete do governador.


Na última sexta-feira (05) no final da tarde, o deputado Helinho Zanatta se reuniu com o presidente da Câmara Municipal Wagner Oliveira (Wagnão), representantes de funerárias e da Prefeitura, solicitou ao governo do Estado. Ficou ratificado o pedido de suspensão da mudança e também de que a Prefeitura poderia estudar locais para o Estado instalar, provisoriamente, o necrotério do IML.


Ainda na sexta-feira, o parlamentar fez contato com o coronel PM Paulo Maurício Maculevicius Ferreira, Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Pública do Estado e hoje (08) pela manhã, falou com o Superintendente da Polícia Técnico Científica, dr. Claudinei Salomão. No final da tarde de hoje, em reunião com o IML, o dr. Salomão decidiu prolongar a permanência do IML em Piracicaba até uma data mais próxima do início da obra de reforma.


O coronel Paulo Maurício comunicou a notícia ao parlamentar: “Caso até o início da obra a municipalidade tenha disponível um local adequado, que garanta a manutenção da cadeia de custódia e condições das necropsias, não há óbice em manter a unidade no município.” Helinho compartilhou a notícia com o vereador Wagnão.


Além disso, o deputado salientou o envolvimento do secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, que levou a preocupação ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas, como também o trabalho e atenção do secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública, dr. Nico Gonçalves, que intermediou as conversas com o secretário Capitão Derrite. ‘Todos foram sensíveis ao nosso pedido’, falou Helinho.

Helinho destaca que seu objetivo foi defender a manutenção dos serviços na cidade, sensibilizando os representantes do governo do Estado. “Assim que tomei conhecimento dessa mudança fiz diversos contatos com diversos representantes do Estado, pois ainda que fosse uma mudança temporária, ela acarretaria diversos prejuízos a nossa população. Por isso o anúncio da suspensão da mudança é algo extremamente positivo, que demonstra a sensibilidade do governo ao nosso apelo e da sociedade piracicabana.”, disse o parlamentar.


MAIS LOCAIS - O presidente da Câmara Municipal, vereador Wagnão também se empenhou nas tratativas com a Prefeitura, que já colocou alguns locais à disposição do Estado, para uma possível mudança, também provisória, do IML local, evitando prejuízos à população de Piracicaba e da região.

Deixe seu Comentário