Por Rafael Bitencourt


O ator brasileiro Eduardo Muniz foi um dos vencedores da última edição do Voice Arts Awards, organizado pelo Sovas (Society of Voice Arts and Sciences), maior premiação de voz nos Estados Unidos, que aconteceu em dezembro no hotel Beverly Hilton (Beverly Hills/EUA), mesmo local onde acontece o Globo de Ouro, uma das maiores premiações mundiais das indústrias do cinema e TV.

 

O brasileiro foi premiado na categoria Best Voiceover/Chamada de TV ou Web de destaque em língua portuguesa, com a chamada do Campeonato Brasileirão de 2023, do SporTV.

 

“É o maior prêmio de voz dos Estados Unidos, talvez no mundo. Reúne premiações para podcast, voz em videogame, narração de livro, audiodescrição, locução publicitária, dublagem, tudo isso”, diz Muniz.

 

“Ele foi criado há 10 anos e há alguns anos abriram essas oportunidades de envio de para a seleção de materiais em português. Foi muito emocionante poder subir no palco e agradecer lá na frente todo mundo no mesmo lugar onde é o Globo de Ouro”, orgulha-se o brasileiro.

 

Muniz vem realizando trabalhos marcantes nos Estados Unidos. Ele interpretou Daniel Lima em Grey’s Anatomy, uma das mais importantes séries do mundo, e é responsável pela voz original de Relik em Fortnite, um dos principais games do planeta.

 

Planos para 2024

 

Para 2024, Eduardo Muniz espera que haja mais oportunidade de trabalho para brasileiros e latinos em geral no mercado de cinema e TV nos EUA. “Está acontecendo uma mudança grande nos Estados Unidos com relação a inclusão, a diversidade. Os atores latinos, brasileiros, aos poucos, devagarinho, estão conseguindo ganhar algum espaço. Então, eu acho que vão ter boas oportunidades de trabalho em 2024”, diz.

 

Um dos projetos de Muniz para 2024 é a criação de uma série de TV adaptada a partir da peça Comic Potential, de Alan Ayckbourn. Outro objetivo de Muniz, após atuar em produções de sucesso nos EUA e em outros mercados, é fazer um trabalho em seu país de origem. “Vou focar em ir ao Brasil para fazer algum longa-metragem em português para, assim, tentar atuar na língua que é a minha língua materna e eu não tive chance de fazer ainda no cinema”, planeja.

Deixe seu Comentário