As férias escolares tiveram início e muitas famílias aproveitam o período para viajar e ter o merecido descanso. No check list de viagem além do roteiro, malas, documentos, farmacinha é preciso também atualizar a carteira de vacinação independentemente do destino.

Em locais de mata podem abrigar transmissores de doenças. Já em viagens internacionais é preciso verificar as imunizações obrigatórias do local, pois, a entrada no país pode até ser proibida se o comprovante de vacinação não for apresentado.

O médico pediatra e responsável pela Clínica de Vacinação (CdVac), Paulo T. Falanghe, alerta sobre a importância de colocar a vacinação em dia, “Vacina é prevenção e garante tranquilidade e mais segurança a toda a família. O indicado é quando agendar a viagem já procurar um posto de vacinação para ver as necessidades da região visitada, e não ter surpresas desagradáveis”.

Algumas das principais vacinas indicadas antes de uma viagem são:

Covid-19: indicada para crianças a partir de 6 meses de idade. Recomendada a qualquer destino escolhido.

Hepatite A - recomendada a partir de 1 ano.

Hepatite B - recomendada a partir dos 2 meses. Pessoas que não tomaram ou não sabem podem se proteger com a vacina única das duas hepatites a partir de 1 ano de idade.

Meningite: a primeira dose da vacina pode ser aplicada aos 3 meses de vida. É indicada especialmente para adolescentes e adultos jovens.

Pneumocócica - a partir de 2 meses de idade. Indicada especialmente para crianças e idosos.

Tríplice bacteriana: protege contra sarampo, caxumba, rubéola. É aplicada em crianças a partir de 1 ano até adultos com 60 anos.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as vacinas evitam 3 milhões de mortes por ano no mundo e reduzem a chance de sequelas causadas pelas doenças. É a chamada picadinha que salva vidas.

Para Falanghe é importante as famílias se conscientizarem sobre a importância da vacinação, “A informação correta a respeito faz com que a família fique protegida. A carteira de vacinação é um documento pessoal, então é fundamental levar na mala para comprovação das vacinas aplicadas”.

Caso tenha perdido o documento, procure um posto de vacinação para providenciar uma nova carteira e ter uma boa viagem.


Por Flávia Vieira - Jornalista

Deixe seu Comentário