Ao final da cerimônia de assinatura do termo de cooperação, as autoridades acompanharam o plantio simbólico de 50 mudas feito pelos alunos do 4º ano A da EM Prof. Mário Chorilli. As espécies plantadas foram peroba, jequitibá branco, jacarandá de minas, guanandi, guarantã e marinheiro.

Elaine Aparecida Ruiz Papetti, diretora da escola, relatou que o plantio foi importante para complementar as ações já feitas com os alunos. “Iniciamos neste ano um trabalho com horta, mas já atuamos com as crianças sobre o tema de várias formas. Temos árvores na escola e incentivamos os alunos a terem um cuidado específico, então esse convite veio agregar mais ainda aos projetos focados que já fazemos”, disse.

O PROJETO – Ao todo, em Piracicaba, a Simap identificou 500 árvores em situação de risco, que podem interferir ou causar danos à rede elétrica – a compensação será de cinco para cada uma, ou seja, a CPFL fará a doação e o plantio de 2.500 novas árvores em diversos pontos da cidade. Entre as espécies que serão plantadas estão araçás, pitangueiras e quaresmeiras.

A seleção das árvores que serão substituídas foi feita por meio de um rigoroso levantamento técnico que considera os indivíduos que apresentam uma situação crítica e risco à integridade do sistema e à população, seja de queda ou de interferência recorrente na infraestrutura urbana. A partir disso, a substituição é planejada, sempre com avaliação e autorização prévia da Prefeitura.


O programa contempla cinco aspectos: urbanismo e paisagismo; acessibilidade das calçadas; educação ambiental; segurança, que inclui redução de queda de árvores e acidentes, iluminação pública e sinalização de trânsito; e infraestrutura e energia.


Atualmente, o projeto é executado em parceria com as Prefeituras Municipais de 61 cidades de atendidas pela CPFL Paulista.


OCORRÊNCIAS – O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como o rompimento de condutores, que pode ocasionar acidentes com pessoas, e risco de curto-circuito, com interrupção do fornecimento de energia. As ocorrências acontecem, principalmente, em dias de temporais, com fortes ventos. Neste ano, a Prefeitura registrou a queda de aproximadamente 400 árvores durante dias de chuva – algumas delas caíram justamente sobre as redes de energia, acarretando em interrupções do fornecimento.


Deixe seu Comentário