Gratidão e Bem-estar

 

Bom dia, pessoal!

Paz e Bem a todos!

 

E de repente, um sentimento imenso e agradável nos enche o peito e o sorriso é inevitável! E a palavra brota com imensa facilidade: obrigada, muito obrigada!!! Esta é a resposta do coração que se sensibiliza diante do Bem. Este sentimento, o de gratidão é um dos mais evocados na alma humana quando se está diante de algo genuíno, espontâneo e generoso.

 

Meu interesse por este tema vem da certeza íntima de que quanto mais cultivamos gratidão em nós, mais bem-estar sentimos. Num momento planetário de tantas dificuldades e reviravoltas, talvez sejam elas que nos lembrarão de que é o amor que vivemos buscando, seja nas relações, nos gestos, no cotidiano é que irão nos trazer novos tempos.

 

Mesmo sabendo que somos seres em constante transformação e aperfeiçoamento, nossa tendência é focar mais em nossos vícios e dificuldades do que em nossos potenciais e virtudes: “o copo parece estar sempre meio vazio”... Vale lembrar que o pensamento é nossa bússola, é ele quem determina a maioria das nossas ações. E ao pensarmos que “o copo está meio vazio” e não “meio cheio”, tenderemos a agir como se fôssemos mais incapazes do que realmente somos. E com esta postura interna, pensar em gratidão, sentir gratidão e agir com gratidão fica bem mais difícil.

 

No geral, esquecemos de que mais vale o agir do que o potencial de ação. Quantas vezes imaginamos fazer algo, mas aí surge uma voz lá no fundo do pensamento dizendo: será? será que eu posso? será que eu estou pronto? será que eu consigo? E o pior dos pensamentos: será que eu mereço? Estes pensamentos nos levam a não sair do lugar e a não sentirmos o bem-estar trazido pela autossuperação e a consequente gratidão por ter conseguido.

 

Outra coisa que costumamos esquecer é nosso potencial criativo, é ele que guia o processo evolutivo da humanidade. Se assim não fosse, a leitura deste texto não seria num site e talvez nem soubéssemos o que é leitura! Criar é o ímpeto da essência humana que nos permite dissolver os obstáculos de todo tipo, é a força que impele nossa consciência à conquista do futuro. Você já percebeu este potencial criativo em você?!

 

Então, nada de desânimo! Criaturas criativas e criadoras que somos, cabe somente a nós criar os caminhos rumo ao próprio bem-estar! Temos as condições de busca e conquista do melhor. Assim, pergunto: qual a arte de viver que você cria para si? Ela gera bem-estar? Gera gratidão em você e por você?!

 

A gratidão nos torna sensíveis aos valores superiores da vida e enobrece quem a expressa, seja pela colaboração que leva ou pelas melhorias que provoca à própria volta. A gratidão espalha harmonia na consciência dos seres humanos, irradiando luz a todo pensamento, sentimento e ação. Por isso mesmo, a gratidão reforça os vínculos e transforma em chamas, as pequenas fagulhas do bem.

 

Quem é grato, se propõe a mudar de atitude; não maldiz.  Quem é grato, retribui, auxilia, age positivamente. Dessa forma, entra-se na roda do crescimento psico-espiritual, na roda das bem-aventuranças, busca constante de nós humanos, verdadeira meta e razão do existir.

 

E aí, vamos praticar gratidão?!

 

Bia Mattos

Psicóloga CRP 06/29269


Colunista: Maria Beatriz da Silva Mattos

Psicoterapeuta, Supervisora Clínica, Orientadora Vocacional, Facilitadora nos Cursos de Pós-graduação em Psicologia Transpessoal da Unipaz São Paulo e Paraná. Autora dos livros Espiritualidade em Psicologia: Psicossíntese, uma Psicologia com Alma e Orientação Vocacional - Uma Proposta Transpessoal.

Deixe seu Comentário