Texto: Andressa Mota/CCS
Foto: Justino Lucente/CCS
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), vai receber projetos de melhorias viárias no valor de R$ 5,5 milhões, do Programa Respeito à Vida. O Estado aprovou o repasse por meio de serviços em publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) ontem, quinta-feira, 09/06.
O programa foca na redução de acidentes e fatalidades no trânsito. Os locais para intervenções em Piracicaba foram aprovados pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) com base nos dados do Infosiga, plataforma que monitora os acidentes. Vistorias técnicas in loco também foram realizadas.
Entre as intervenções pleiteadas estão recape asfáltico, sinalização, implantação de faixas elevadas em frente a escolas, unidades de saúde e terminais de ônibus urbano, iluminação de faixas de pedestres em frente a unidades de saúde, pontos do transporte coletivo e escolas, além de lombadas.
Cinco vias foram indicadas para receber recapeamento asfáltico e sinalização, totalizando 3,1 Km. Uma delas é a avenida Presidente Kennedy, no trecho entre a rotatória que a conecta às avenidas Cruzeiro do Sul e Sérgio Caldaro e à rua dos Maçons e a rotatória que a conecta à avenida Armando Cesare Dedini. De acordo com a Semuttran, esse trecho está com o asfalto desgastado, apresentando irregularidades, e as intervenções imediatas podem garantir a extensão da vida útil do pavimento para melhor fluidez do trânsito. As outras vias que vão receber esse recapeamento são trechos das ruas São José, dos Voluntários, Campos Salles e Regente Feijó.
A titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira, explica que essas vias precisam de um tipo de recapeamento na primeira camada asfáltica. “Esse recapeamento vai possibilitar a melhor fixação da sinalização horizontal, exatamente o tipo de recapeamento que o programa oferece”, conta Jane.
A iluminação sobre faixas de pedestres, conforme lembra Jane, será uma novidade em Piracicaba. A Pasta sugeriu essa intervenção em frente a hospitais e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). “Nesse caso, o foco é evitar acidentes. A faixa de pedestres iluminada vai fazer com que os motoristas fiquem mais atentos e, consequentemente, haverá mais segurança”, explica Jane.
Os locais pleiteados para instalação das faixas elevadas também são próximos a unidades de saúde, escolas e praças. “Escolhemos esses locais por terem grande fluxo de pedestres e/ou pedestres em situações de fragilidade”, complementa a titular da Semuttran. “Já as lombadas são em pontos com alto índice de acidentes, como a avenida Raposo Tavares”, finaliza Jane.