Da Redação

Falar de uma sociedade inclusiva é pensar em ações e políticas púbicas que atendam a todas as pessoas, não excluindo ninguém. Mas será que todos os espaços do nosso município são inclusivos? Lojas, escolas, estabelecimentos públicos são realmente acessíveis? Será que todas as pessoas sabem como colaborar com a inclusão?

Muitos podem pensar que a luta pela inclusão é restrita às famílias e pessoas com deficiência, no entanto, esta luta deve ser de todos nós.

Uma sociedade inclusiva é aquela que se aceita e se adapta para todos, reconhecendo que a diversidade é natural ao ser humano e, portanto, todos devem ter condições de participar ativamente dos espaços sociais.

Agora que você já sabe a importância da inclusão social, que tal começar a fazer a sua parte e contribuir para que cada vez mais pessoas possam deixar de ser excluídas da nossa sociedade?

Pensando nisso, o Projeto Pernas Caipiras tem uma grande novidade para Piracicaba. Neste dia 21 de maio, o projeto estará lançando oficialmente a hashtag #pirainlcusiva. O objetivo desse lançamento é impactar cada vez mais pessoas sobre o assunto e contribuir para que nossa cidade se torne um município inclusivo.

Vem com o Pernas Caipiras fazer a diferença na inclusão. Marque a hashtag em suas postagens e contribua com o respeito à diversidade humana.

HISTÓRICO

 

Em dezembro de 2018, Edmilson participou da 2ª Corrida da Inclusão na Decathlon em Campinas com a sua cachorra corredora Luna.

Na ocasião, ele pôde conhecer e compor um grupo de corredores voluntários que conduziam pessoas com deficiência em triciclos adaptados.

Essa experiência foi incrível e a emoção tomou conta de Edmilson que não conteve as lágrimas ao ver a felicidade daquelas crianças que estavam sendo conduzidas.
Naquele mesmo dia, decidiu que levaria este projeto para Piracicaba.

Após várias tentativas e pedidos de apoio e orientação a outros grupos semelhantes, no dia 08 de dezembro de 2019, em conversa com o amigo e também corredor amador Vitor Montebello, foi dado o ponta pé inicial do projeto.

O primeiro passo foi apresentar o projeto por meio das redes sociais e em seguida começou a busca por apoiadores.
Para a surpresa dos dois amigos, a doação de um primeiro triciclo veio já na primeira semana após a divulgação do Projeto, seguida da doação de um segundo triciclo em pouquíssimo tempo.

Vinte dias após a divulgação do projeto foi criado um grupo de Whatsapp e com o apoio da amiga e corredora amadora Luciane Lima, foi possível captar novos voluntários que divulgaram amplamente o projeto. Neste mesmo dia, vários apoiadores se uniram e doaram mais 3 triciclos.

No dia 09 de fevereiro de 2020 foi realizado o lançamento oficial do Pernas Caipiras.
O evento aconteceu nas dependências do Fios do Bem, uma instituição parceira, que fica localizada no Lar dos Velhinhos em Piracicaba.
Após a cerimônia de Lançamento do Projeto foi oferecido um belo café da manhã a todos os presentes ao som do grupo Fantásticos do Samba, que nos presenteou com o show.

O evento pôde contar com corredores amadores, representantes de empresas apoiadoras, representantes de Instituições públicas e privadas e de diversos veículos da imprensa que declaram amplamente seu apoio ao Pernas Caipiras por compreenderem a importância da missão desse projeto.

O Pernas Caipiras conta hoje com um grupo sólido de pessoas engajadas e comprometidas que comungam de um mesmo ideal: promover a conscientização da importância da inclusão de pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade, bem como incluí-las nas corridas de rua.

Deixe seu Comentário