Por Taekwondo

Em busca da primeira experiência em competições no Taekwondo olímpico, dezesseis crianças e adolescentes da cidade participam do II Torneio da Amizade em Campinas. Os atletas terão o apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras de Piracicaba que custeará as despesas da viagem. A competição acontece no domingo, 22 de maio.

A iniciativa da Associação Piracicaba de Taekwondo, contará com a participação de integrantes do projeto Em Busca de Campeões, do Dojan Industrial (Brock Team Fighters), Dojan Areião e Dojan Nippon. A equipe viaja com os técnicos Carlos Martins e João Silva sob supervisão da experiente Leidiane Aguilar - ex-atleta da seleção brasileira que atua na coordenação da modalidade na cidade junto com o mestre Frederico Mitooka.

Segunda Leidiane, as expectativas são de que as crianças possam ter o primeiro contato com as competições e aprendam a lidar com as emoções. "Esses eventos são fundamentais para que elas possam vivenciar o clima das competições e comecem a aprender a trabalhar com os sentimentos que são gerados. Ganhar é ótimo mas perder também é muito bom para aprender a gerir a derrota, dar a volta por cima e seguir treinando para tentar vencer na próxima. Isso é fundamental no esporte e queremos desenvolver uma nova geração que possa repetir tudo aquilo que já fizemos pela cidade" afirma a ex-atleta que tem em seu currículo, nada menos do que 4 títulos nacionais, 12 Jogos Regionais e 2 Jogos Abertos, sempre representando Piracicaba.

Entre as crianças, destaque para a Gabriella Ruiz da Costa de 9 anos, filha do renomado treinador de Kickboxing Júlio Costa. Apesar de nova, Gabriella já tem experiência em eventos nacionais no KickBoxing e agora quer se aperfeiçoar no Taekwondo olímpico. Seu treinador, João Silva do Dojan Industrial acredita que sua pupila tem condições de fazer uma boa apresentação. " Ela é bem focada para a idade dela, treina mais do que as outras crianças e tem vontade de evoluir no esporte. Independente do resultado, com certeza fará uma boa luta" afirmou.

A proposta do Torneio da Amizade é realizar lutas entre praticantes de nível iniciante e intermediário com idade, peso e experiência de prática /competição similar no intuito de promover e incentivar a prática do esporte. Estão previstas cerca de 100 lutas no evento com início às 8 horas e término às 18 horas.

Responsável pelo Dojan Areião, o professor Carlos Martins tem boas expectativas com seus pupilos. "Apesar de estarem indo debutar nas competições de combate, as crianças estão bem animadas e os pais contentes com a participação de seus filhos. Só deles estarem assim, eu que me sinto vitorioso de poder contribuir para a formação deles".

As lutas dos integrantes da equipe piracicabana serão transmitidas ao vivo e poderão ser acompanhadas pelo IG da @DojanNippon no Instagram.

Deixe seu Comentário