Fonte: Prefeitura de Piracicaba - Foto: Justino Lucente

O Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (Ipplap), que atende no 9º andar do Centro Cívico, estará de mudança a partir de amanhã, sexta-feira, 13/05. A pasta será transferida para o prédio da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), localizado na avenida Cristovão Colombo, 1.900, bairro Algodoal. Dessa forma, amanhã, o Ipplap não fará atendimento ao público.

O diretor-presidente do Ipplap, Sérgio Maluf Chaim, explica que o novo local permitirá que a autarquia possa unificar os serviços para desenvolver suas atividades com mais agilidade, visando atender melhor à população.

O Ipplap tem entre suas principais atribuições a implementação do Plano Diretor de Desenvolvimento do Município, que é uma lei municipal que planeja os próximos anos da cidade; organiza seu crescimento e transformações; define as ações prioritárias; define os instrumentos urbanísticos que normatizam a cidade e estabelece o sistema de gestão democrática.

A autarquia também é responsável pela elaboração de plantas, memoriais descritivos, laudos de avaliação de imóveis, visando instruir processos de desapropriação, desmembramento, cessão e permutas de imóveis de áreas, entre outros, bem como para instrução de decretos e Projetos de Lei e análise técnica, incluindo vistorias, com emissão de parecer em processos administrativos e judiciais de anuência de confrontação, processos judiciais de usucapião.

AÇÕES - O site da autarquia – www.ipplap.com.br - também é uma grande fonte de informações. São disponibilizados dados sobre a população, economia, o desenvolvimento humano do município, a partir de dados primários obtidos de organismos oficiais, como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) e Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD).

O sistema de geoprocessamento, cuja manutenção e desenvolvimento também está sob responsabilidade do Instituto, tem como sua base a informação. Disponibiliza de forma on-line a base do cadastro imobiliário da Prefeitura e agrega informações como imagens de ortofotos e de satélite, permitindo manter, integrar e dividir informações oficiais com as diversas secretarias e órgãos.

O Departamento de Patrimônio Histórico do Ipplap, localizado no Engenho Central, analisa e emite pareceres em processos de tombamento de imóveis, bem como em processos de aprovação de obras em imóveis tombados para o Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

Com todos esses estudos, dados e informações, o IPPPLAP trabalha em parceria com as Secretarias e Autarquias, fornecendo subsídios técnicos que ajudam nas tomadas de decisão de servidores e secretários, nas atividades desenvolvidas pelos outros órgãos.

PATRIMÔNIO - Desde 2004 o prédio do antigo matadouro é utilizado pela Emdhap para suas atividades. A autarquia se dedica às necessidades da população de baixa renda, com a construção de empreendimentos sociais, urbanização de favelas, regularização fundiária e melhorias habitacionais.

O prédio é tombado pelo Codepac e foi construído em 1913. Em 10/05/1973 foi desativado por ordem federal por encontrar-se defasado. Entre 1975 e 1985 funcionou como entreposto municipal de abastecimento de gêneros alimentícios. Após este período, serviu como depósito de materiais para diversas secretarias. Somente com a iniciativa do Emdhap esta situação foi finalmente revertida e o prédio foi recuperado entre 2003 e 2004, mantendo as características originais de sua construção.

Deixe seu Comentário