Na última quinta-feira (5), voluntários da Raízen promoveram ações de conscientização sobre prevenção de acidentes domésticos, na escola municipal Professor José Pousa de Toledo, em Piracicaba (SP). As ações foram executadas pelo programa VOAR (Voluntários em Ação Raízen) com colaboradores voluntários do parque de bioenergia da Raízen na região, que falaram sobre o tema por meio de palestras, animações e dinâmicas interativas para cerca de 130 alunos do ensino fundamental. 

Cada ação voluntária contou com uma palestra baseada no Diálogo Diário de Segurança (DDS), procedimento que a empresa realiza todos os dias com seus colaboradores, antes do início do expediente, sobre segurança do trabalho. Além disso, as crianças assistiram a uma animação sobre segurança doméstica no dia a dia, e participaram da atividade Caça ao Tesouro, uma atividade pedagógica que teve como intuito explorar ambientes da escola que poderiam apresentar algum risco para as crianças e, junto com elas, identificar escolhas seguras para evitar acidentes tanto no ambiente escolar como em suas casas. 

Com a iniciativa, a Raízen busca contribuir para a conscientização sobre riscos de segurança, levando para a comunidade um dos seus principais valores no cuidado com as pessoas, consequentemente contribuir para diminuição do número acidentes domésticos, que aumentou durante a pandemia. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre março e outubro de 2019, foram realizados cerca de 18 mil atendimentos em crianças e jovens de até 15 anos pelo SUS, vítimas de acidentes domésticos. Em 2020, no mesmo período, esse número passou dos 39 mil, representando um aumento de cerca de 112%. 

VOAR – Voluntários em Ação Raízen 

O Programa VOAR é uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a cultura de voluntariado   na Raízen, como forma de contribuir para o desenvolvimento social na cadeia de valor da   companhia, proporcionando experiências significativas para as comunidades do entorno dos parques de bioenergia e de colaboradores e colaboradoras, impulsionando toda uma rede de solidariedade. 

A iniciativa é parte da estratégia de Performance Social da Raízen e é uma das soluções desenvolvidas pela frente de Tecnologias Sociais. A companhia busca ser referência em impacto social positivo nos setores em que atua, além de potencializar os negócios, mobilizando pessoas e organizações para o futuro da energia renovável. 

Sobre a Raízen 

Somos a Raízen – referência global em bioenergia com um ecossistema integrado de negócios: desde o cultivo e processamento da cana em nossos parques de bioenergia, até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, investimos continuamente em inovação para redefinir o futuro da energia.  

Por meio de tecnologias avançadas, buscamos o protagonismo na transição energética, ampliando nosso portfólio de renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a bioeletricidade e a geração de energia solar. Desta forma, a Raízen já evitou 5,2MM de ton de C02 por ano no ambiente (ref. 2020) e, até 2030, tem como meta conter o dobro deste montante. 

Com um time de 40 mil funcionários, operamos 35 parques de bioenergia, com capacidade instalada para moagem de até 105 milhões de toneladas de cana. Na safra 20´21 produziram 2,5 bilhões de litros de etanol e 4,4 milhões de toneladas de açúcar. Contamos cerca de 1,3 milhão de hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta com colheita mecanizada. Nossa capacidade instalada é de 1,3GW para geração de energia e produzimos na última safra 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana.  

Por meio de uma rede de revendedores de 7.300 postos que estampam a marca Shell no Brasil e na Argentina, atendemos milhões de consumidores diariamente em suas jornadas, oferecendo desde os exclusivos combustíveis da família Shell V-Power até praticidade e benefícios na hora do pagamento com o Shell Box. Pelo Grupo Nós (Joint venture com a FEMSA Comercio), atuamos no varejo de conveniência e proximidade com as lojas Shell Select e com os mercados OXXO.  

Na safra 20´21 comercializamos 29 bilhões de litros de combustíveis e 7,3 milhões de toneladas de açúcar por meio de nossa infraestrutura com mais de 60 bases de abastecimento em aeroportos, 70 terminais de distribuição pelo país e presença em 11 portos.  

Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 114,6 bilhões, na última safra, gerando emprego e renda, dinamizando a economia, e investindo em responsabilidade social via Fundação Raízen.  

Deixe seu Comentário