Por Rafael Bitencourt - Jornalista
Foto Crédito: Paulo Fortunato
Com o objetivo de evidenciar a cultura afro-paulista, incentivar a sua preservação e permitir a transmissão de saberes, a Casa de Batuqueiro e a ETC Produtora, ambas de Piracicaba, desenvolvem o projeto “Saberes no Pé do Tambu”, que reunirá ações culturais e educativas como lançamento de livro, transmissões audiovisuais e contações de histórias. A iniciativa é financiada pelo ProAC direto, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
O título do projeto é inspirado no Batuque de Umbigada, também conhecido como Tambú ou Caiumba. Trata-se de uma das tradições de resistência negra de matriz bantu mais antigas do estado de São Paulo, que integra a cultura caipira piracicabana, marcada pela diversidade.
É nesse contexto que, na década de 1990, surgiu a Casa de Batuqueiro, por meio do trabalho desenvolvido por Vanderlei Bastos e Antônio Filogênio de Paula Junior, dois batuqueiros reconhecidos pela comunidade.
Livro e rodas de conversa
O batuqueiro, filósofo e doutor em educação Antônio Filogênio de Paula Junior é autor do livro “Saberes no Pé do Tambu”, que compõe a programação do projeto e tem previsão para lançamento em maio. O material apresenta o Batuque de Umbigada como uma cultura de resistência marcada pela preservação de diferentes elementos da filosofia e da cosmogonia africana de origem bantu.
A iniciativa realizará ainda, nos próximos meses, quatro rodas de conversa. Duas serão virtuais e outras duas acontecem de forma presencial – seguindo os protocolos de combate à covid-19 – nos municípios de Tietê e Capivari e reunirá membros da comunidade de batuqueiros, pesquisadores, pedagogas e contadoras de história que apresentarão a Caiumba como um elemento de educação no ambiente escolar.
Produções audiovisuais
Produções audiovisuais também estão contempladas. Serão produzidos quatro vídeos que abordam temas como a confecção do Tambu, realizada por um batuqueiro e luthier e elementos de dança, canto e ritmo. Além disso, haverá cinco vídeos com contações de histórias do livro “Dandara” e outros textos infantis de autoria de Vanderlei Bastos.
O encerramento será marcado por um show virtual intitulado “Entre batuques e batucadas: A Caiumba em diferentes vozes”. Em todas as ações, serão captados depoimentos e imagens de bastidores, com o objetivo de viabilizar a produção de um vídeo institucional.
“A expectativa é grande para que haja uma boa aceitação e circulação desse material que é fruto das vivências de uma comunidade ancestral, cuja memória alcança os primórdios da presença negra de origem bantu no Brasil, com destaque para região oeste do estado de São Paulo”, afirma Antônio Filogênio de Paula Junior.
“Temos grandes expectativas quanto ao alcance do material e, com isso, poder falar com muita gente e poder levar nossa cultura ao maior número possível de pessoas. Que a nossa cultura e as nossas tradições tenham o devido reconhecimento, assim como nossas comunidades em diferentes municípios paulistas”, diz Vanderlei Bastos.
Realização
A ETC Produtora foi fundada em 2013 pela cantora, musicista e produtora cultural Elaine Teotonio em parceria com o mestre de capoeira, músico e produtor cultural Marcos Farias (Mestre Marquinho). Além de atuar em eventos, a ETC elabora, produz e assessora projetos culturais com foco nas manifestações afro-brasileiras para captações de patrocínios diretos, parcerias com o poder público e para leis de incentivo.
Vanderlei Bastos e Antonio Filogênio Junior iniciaram, em 1996, um trabalho em busca do fortalecimento e da preservação do Tambu, que deu origem ao projeto Casa de Batuqueiro, que realiza ações de transmissão de saberes juntando as gerações, levando o Batuque de Umbigada para diversos bairros de Piracicaba e outras cidades ao oferecer vivências, oficinas, cursos, rodas de conversas e apresentações.
SERVIÇO
Mais informações sobre o projeto “Saberes no Pé do Tambu” podem ser conferidas no Instagram: @casadebatuqueiro e @etcprodutora