Por Vitor Prates - Rádio Piracicaba
Crédito: Norio Koike
Ayrton Senna Paulistano do
bairro de Santana. Em 1981, começou a competir
na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 - com uma marca de
12 vitórias em 20 corridas. Foi nesse período que decidiu usar o sobrenome de
solteira de sua mãe, Senna, já que Silva é um nome muito comum no Brasil. Em
1983, venceu o campeonato inglês de Fórmula 3 pela equipe Dick Bennets, com 13
vitórias em 21 corridas, sendo 9 delas consecutivas. Triunfou também no Grande
Prêmio de Macau pela Teddy Yip’s Theodore Racing Team. O piloto estava na sua
melhor forma e em uma ascendente impressionante - absolutamente nada o tirava
do foco que tinha.
A primeira
vez na Fórmula 1, aconteceu em 1984 pela Toleman. Em seu terceiro GP, que foi
realizado na África do Sul, somou seu primeiro ponto. NO GP de San Marco, não
conseguiu tempo, essa foi a única vez que isso aconteceu em sua carreira.
No ano de 1.985 mudou de
casa, indo para a Lotus. Vieram as vitórias e as frustrações. Senna ficou como
o “Rei da Pole Position”, devido aos seus tempos durante os treinos. Na Lotus
terminou sua primeira temporada na quarta colocação.
A primeira vitória de Senna
na Fórmula 1 veio no dia 21 de abril de 1985, no Grande Prêmio de Portugal.
Chovia bastante e Senna mostrou novamente toda a sua habilidade na pista
molhada. A corrida foi interrompida quando havia apenas nove carros na pista, sendo
Ayrton o primeiro.
Pela Lotus, Senna conseguiu
seis vitórias: Portugal e Bélgica, em 1985; Espanha e Estados Unidos, em 1986;
e Mônaco e Estados Unidos, em 1987. No campeonato, ele foi quarto colocado nos
seus dois primeiros anos e terceiro no último. Em 1987, um outro brasileiro foi
campeão: Nelson Piquet.
Em 1.986 segue na equipe e consegue um segundo lugar no GP do Brasil. Terminou a temporada em quarto. No ano de 1.987 a Lotus vinha com um novo patrocinador e as possibilidades boas para Senna, mas o carro não passou das mediações e veio o terceiro lugar no campeonato.
Hora
da mudança:
O ano é 1.988 e Ayrton Senna
chega a McLaren no qual tem como companheiro de equipe o Francês Alain Prost.
Neste ano a dupla conquistou 15 das 16 corridas da temporada. Foi neste ano que
Senna chegou ao lugar mais alto do pódio, seu primeiro título mundial.
Na temporada de 1.989, a
diversidade entre o brasileiro e o francês se tornou uma guerra. Prost ali
conquistava seu terceiro título mundial no GP do Japão depois de uma colisão
com o carro de Senna.
Vem o ano de 1.990 e mais
uma vez a disputa do título fica com os dois pilotos, só que Prost agora é da
Ferrari. Dessa vez, uma colisão entre os carros dá vantagem para Senna, fazendo
com que ele faturasse o segundo título mundial e assim veio o terceiro em
1.991.
Em 1.992 Nigel Mansell com a
William faturou o campeonato Senna ficou em quarto, assim como em 1.993 deu
Alain Prost com a Williams e Senna ficando com o vice-campeonato.
A
última vitória
Em 7 de novembro de 1993, na Austrália, iria acabar
uma fase inesquecível para a história da Fórmula 1. Era o adeus de Ayrton Senna
à equipe que ele defendeu por seis anos e pela qual foi três vezes campeão
mundial. Cravou na pista de Adelaide a 49ª pole pela McLaren, de um total de 65
na carreira - marca que permanece recorde em 2004.
Senna estava pronto para partir para o grid quando
o mexicano Jo Ramirez, decano na McLaren e cinquentenário na Fórmula 1,
dissimulado, lhe exibiu uma placa com os números: 103 a 103. Senna não esboçou
reação.
Largou, liderou e venceu aquele GP da Austrália.
Ganhou o 35º grande prêmio pela McLaren e vibrou com a festa de Ramirez, que
mudara a inscrição da placa para 104 a 103. Os números comemoravam a primeira
vez na história da F-1 que a McLaren passava à frente da Ferrari em número de
vitórias.
Williams:
O ano 1.994, um namoro
antigo que se tornou realidade.
Morte
de Senna:
Senna queria ser campeão
novamente e sabia que na McLaren não teria mais chances. Depois de vencer seu
quarto título, Prost anunciou aposentadoria, o que abriu caminho para Senna na
Willams. Apesar de largar na frente nas duas primeiras corridas, Senna teve
problemas no carro e abandonou em ambas. O vencedor das duas corridas foi
Michael Schumacher, que anos depois viria a ser o piloto com mais títulos na
Fórmula 1: sete.
Na Fórmula 1, os
treinos-livres aconteciam na sexta-feira, o classificatório no sábado e a
corrida no domingo. Na sexta-feira, o piloto brasileiro Rubens Barrichello, que
na época estava começando a carreira, sofreu um grave acidente e teve que ser
hospitalizado com uma fratura no nariz e algumas escoriações. No sábado, o
austríaco Roland Ratzenberger também sofreu um forte acidente, mas não
teve a mesma sorte de Barrichello. Ratzenberger morreu na hora, aos 33
anos.
O acidente de Barrichello e
a morte de Ratzenberger deixaram os demais pilotos apreensivos. Ayrton Senna
reuniu com alguns pilotos para exigir mais segurança para a corrida e,
inclusive, cogitou a possibilidade de não participar da etapa. No entanto,
pilotos e diretores chegaram a um acordo para a corrida acontecer.
Ayrton Senna liderava a
corrida, com Schumacher logo atrás. Na sexta volta, uma quebra na barra de
direção fez Senna perder o controle do carro quando passava pela curva
Tamburello e chocou-se com uma mureta de proteção a quase 300 km/h. Com a
batida, uma das rodas atingiu o capacete do piloto, afundando parte do seu
crânio. O ídolo brasileiro foi levado para o hospital de helicóptero, mas não
resistiu aos ferimentos. Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994.
Números
e títulos de Ayrton Senna:
Antes da Fórmula 1
Bicampeão Paulista de Kart:
1974; 1976.
Tricampeão Brasileiro de
Kart: 1978; 1979; 1980.
Bicampeão Sulamericano de
Kart: 1977; 1980.
Campeão de Fórmula Ford
1600: 1981.
Campeão de Fórmula Ford
2000: 1982.
Campeão de Fórmula 3
Britânica: 1983.
Fórmula 1
Tricampeão: 1988; 1990;
1991.
Vitórias: 41
Pódios: 80
Pole positions: 65
Voltas mais rápidas: 19
Corridas disputadas: 161