Texto e fotos: Leonardo Moniz/Selam
O Sesc Piracicaba realizou ontem, quarta-feira, 27/04, o lançamento regional do Dia do Desafio, evento que tem apoio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e reuniu secretários, gestores, diretores e coordenadores esportivos das cidades que integram a Região Metropolitana de Piracicaba. Diferente do que ocorreu em 2021, quando as atividades foram apenas virtuais em função da pandemia da Covid-19, a edição deste ano, agendada para o dia 25/05, contará com ações presenciais. Porém, a exemplo do que ocorreu na última temporada, não haverá competição entre cidades.
Em Piracicaba, as atividades serão organizadas pelo Sesc, em parceria com a Selam - a programação oficial da 28ª edição será divulgada nos próximos dias. "Nós crescemos mediante desafios e o desenvolvimento humano também se dá mediante desafios. O Dia do Desafio, portanto, nada mais é do que uma possibilidade de crescimento e de promoção do desenvolvimento humano. Vamos aproveitar essa oportunidade", afirmou o secretário Hermes Balbino, que participou do lançamento ao lado do supervisor do Programa de Atividades Motoras (PAM) da Prefeitura de Piracicaba, Clevis Spada.
O evento de lançamento registrou ainda as presenças dos atletas Aline Silva, que participou de duas Olimpíadas e foi vice-campeã mundial de wrestling em 2014, no Uzbequistão, e William Evangelista, ex-jogador da seleção brasileira de basquete 3x3 com participação na Copa do Mundo da modalidade em 2018, nas Filipinas. Ambos contaram sobre as carreiras esportivas e os trabalhos sociais que desenvolvem a partir do esporte - Aline é responsável pelo Mempodera, que atua para a igualdade de gênero, enquanto William é o criador do Cooking 3x3, projeto que promove torneios de basquete 3x3 com a finalidade de arrecadar, preparar e entregar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.
DIA DO DESAFIO - Idealizado no Canadá, em 1983, o Dia do Desafio completa 28 edições em 2022 e propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer atividade física por pelo menos 15 minutos consecutivos. A ideia é mobilizar a população em prol do bem-estar e da qualidade de vida. A iniciativa propõe que as pessoas também realizem exercícios físicos em casa para o bem-estar físico e mental. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento: www.diadodesafio.org.br